Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Jim Carrey causa polêmica nas redes sociais ao publicar foto de criança com autismo

Na noite de terça (30), o ator e comediante Jim Carrey — conhecido por seus personagens divertidos e engraçados em O Máscara, Ace Ventura e Todo Poderoso — postou algumas mensagens em sua conta oficial no Twitter para expressar sua opinião sobre uma lei californiana que “obriga” a vacinação da população. Ninguém pode se isentar por motivos pessoais ou religiosos, por exemplo. […]

Por Tatiane Rosset
Atualizado em 26 fev 2017, 15h45 - Publicado em 2 jul 2015, 18h35

ABRE02

Na noite de terça (30), o ator e comediante Jim Carrey — conhecido por seus personagens divertidos e engraçados em O MáscaraAce Ventura Todo Poderoso — postou algumas mensagens em sua conta oficial no Twitter para expressar sua opinião sobre uma lei californiana que “obriga” a vacinação da população. Ninguém pode se isentar por motivos pessoais ou religiosos, por exemplo.

+ Pai e filha comemoram aniversário com atos aleatórios de bondade
+ Casal encontrou a maneira perfeita de compartilhar o vídeo de seu noivado

Carrey, que tem mais de 14 milhões de seguidores, faz parte de um grupo que afirma que vacinas possuem “neurotoxinas” que causam autismo em crianças. Ele chamou o governador californiano de um “fascista corporativo” por sancionar a proposta (o mito conectando vacinas ao autismo já foi derrubado e elas são seguras para a grande maioria de pessoas que irá tomá-las).

Continua após a publicidade

Até aí, tudo bem — afinal, ele tem o direito de expressar suas crenças nas redes sociais, por mais absurdas que elas sejam –, mas o problema continuou na quarta (1º): ele tuítou uma série de fotos que mostram crianças em situações estressantes. Uma delas exibia um jovenzinho chorando, com os braços atrás da cabeça, com a seguinte mensagem: “Vacinas livres de toxinas, um pedido razoável“. Confira a imagem:

enhanced-5187-1435801512-3

O garotinho da foto é Alex Echols of Eugene, um menino de 14 anos de Oregon, Estados Unidos. E a família dele está bem irritada com os tuítes enviados pelo comediante: “Jim Carrey tem uma enorme audiência, muitos seguidores, e eles está deturpando a imagem do meu filho ao relacioná-la com um ataque antivacinas“, contou Karen Echols ao Buzzfeed.

Continua após a publicidade

Alex nasceu com uma síndrome genética rara chamada esclerose tuberosa (TSC), que provoca o crescimento de tumores benignos em todos seu corpo, incluindo seu cérebro. Muitas crianças vítimas dessa doença são autistas, assim como Alex.

1924343_679245298810162_4820722442715203770_n

10410941_773108319423859_8727986841158032122_n

Continua após a publicidade

Karen e seu marido, Jeremy, são muito abertos em relação à doença de Alex — eles mantêm um site e uma conta no Facebook para defender o uso de maconha medicinal para acalmar convulsões, ansiedade e episódios de autoflagelamento.

A foto do garoto foi removida do tuíte de Carrey na quarta à noite, após Karen mandar uma reclamação de direitos autorais ao Twitter (antes de fazer isso, a mãe escreveu um tuíte ao próprio Carrey pedindo para que ele removesse a foto da rede social). A família descobriu a publicação quando o cunhado da mãe publicou o link do tuíte em sua timeline no Facebook. Sua irmã também está chateada da foto usada fora de contexto: “Parecia que eles estava tirando um sarro (de Alex), e isso me deixou tão chateada“.

Em uma postagem em seu Instagram, a irmã de Karen, Elizabeth, comentou o ocorrido: “(…) Estou muito aborrecida e enojada que uma celebridade usaria uma foto como essa, que foi clicada para conscientizar as pessoas sobre esclerose tuberosa, para zombar dele (Alex) e da minha irmã por causa de uma campanha de vacinação. Mesmo que esse não tenha sido o resultado esperado, foi isso que aconteceu“.

//instagram.com/p/4m7pJwlJ6Q/embed/

A foto é uma cópia de um vídeo que a família compartilhou com uma rede de televisão, que vinculou uma reportagem sobre Alex. A mesma imagem foi usada em um artigo da New York Daily News.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=CH03dhdJKiw?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Dê sua opinião: O que você achou da postura do ator Jim Carrey? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.