Clique e assine por apenas 5,90/mês
Pop! Pop! Pop! Por Blog Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Fotógrafo acusa Wikipedia de considerar os créditos de uma foto sua como de um macaco; entenda

Lembra dessa selfie lindinha tirada na Indonésia em 2011 e que virou um meme instantâneo? Então, tá rolando uma briguinha boba (mentira, a briga tá pesada) entre o fotógrafo dono da máquina que fez o registro, o britânico David Slater, e a Fundação Wikimédia — uma espécia de ramificação da Wikipedia. + Confira os filmes em cartaz + […]

Por Tatiane Rosset - Atualizado em 26 fev 2017, 21h15 - Publicado em 8 ago 2014, 14h42

enhanced-14386-1407330577-18

Lembra dessa selfie lindinha tirada na Indonésia em 2011 e que virou um meme instantâneo? Então, tá rolando uma briguinha boba (mentira, a briga tá pesada) entre o fotógrafo dono da máquina que fez o registro, o britânico David Slater, e a Fundação Wikimédia — uma espécia de ramificação da Wikipedia.

+ Confira os filmes em cartaz
+ Cachorro “trabalha” como caixa em loja no Japão e conquista clientes

A Wikimedia se recusa a tirar de sua coleção de imagens a selfie do macaco. O que motivou o pedido? De acordo com Slater, a entidade considera que os créditos da foto sejam do macaco, e não do fotógrafo: “A imagem me pertence. Mas como foi o macaco que apertou o botão e tirou a foto, eles dizem que o macaco é o titular dos direitos autorais”.

+ VIDEO: Apresentadora do ‘Jornal da Globo’ esquece de dar boa noite
+ VIDEO: Ana Maria Braga engana espectador com barraco falso

Mas isso não é bem verdade. A Wikipedia deixa o caso bem claro, dizendo que a foto é de domínio público, já que macacos não têm o direito de possuir direitos autorais de, bem, nada:

Continua após a publicidade

enhanced-15150-1407335125-13

Em suma, o que o site diz é que Slater não tem os direitos da imagem porque, apesar da câmera ser dele, ele não criou ele mesmo a foto — não é o trabalho dele, mas sim do macaco, que não pode receber nada por ela. E, quando a foto rodou a internet, o fotógrafo fez questão de afirmar que a imagem era resultado de um mero acidente.

Para descontrair do assunto sério, segue uma foto de Slater com outros macacos. Porque a vida pode ser bonita assim:

enhanced-14395-1407330991-12

Dê sua opinião: De quem você acha que são os direitos da imagem? Ou ela realmente é de domínio público? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Cinema, comidinhas, restaurantes, teatro: confira o melhor de São Paulo

Continua após a publicidade
Publicidade