Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Fátima Bernardes se pronuncia ao vivo sobre enquete polêmica: traficante ou policial?

No Encontro desta terça (22), Fátima Bernardes abriu o programa se pronunciando, ao vivo, sobre uma polêmica que se tornou um dos assuntos mais comentados dos últimos dias nas redes sociais: a enquete que, realizada na edição de quinta (17), questionava se, em uma situação de emergência, um médico deveria escolher por salvar um policial […]

Por VEJASP
Atualizado em 25 fev 2017, 21h09 - Publicado em 22 nov 2016, 12h36

fatima

No Encontro desta terça (22), Fátima Bernardes abriu o programa se pronunciando, ao vivo, sobre uma polêmica que se tornou um dos assuntos mais comentados dos últimos dias nas redes sociais: a enquete que, realizada na edição de quinta (17), questionava se, em uma situação de emergência, um médico deveria escolher por salvar um policial com ferimentos leves ou um traficante em estado grave.

+ Maju é surpreendida com homenagem de colega Zileide Silva

Os convidados do programa, que lançavam o filme Sob Pressão, sobre ética médica, escolheram priorizar o atendimento ao traficante, naquela situação específica. A opção provocou controvérsia nas redes sociais e até ataques pessoais à apresentadora. O deputado Jair Bolsonaro se manifestou, uma hashtag foi criada e muitos internautas chegaram a perguntar se, em um caso similar, Fátima teria preferido atender um traficante aos filhos dela.

Continua após a publicidade

Ao lado do major Ivan Blaz, chefe da assessoria de comunicação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Fátima tentou esclarecer a discussão afirmando que ela e a equipe se surpreenderam com a repercussão da enquete. Ela ressaltou que o tema em discussão era ética médica. “Os médicos não perguntam quem é a pessoa (que estão atendendo). Isso faz parte do juramento que fazem. É da profissão“, explicou.

“Mas o que deu a entender, pela repercussão nas redes sociais, era que o programa tomou uma posição pelo traficante, em vez da polícia. Jamais faríamos isso em um programa que discute temas relevantes todos os dias. Jamais ficaríamos do lado de quem está fora da lei. Estaremos sempre ao lado da polícia, que trabalha legalmente.”, explicou.

O major, no entanto, foi enfático e afirmou que vários agentes se sentiram ofendidos com a enquete. “De acordo com a ética médica, não há o que discutir, mas quando se pega o pano de fundo de uma crise ética, moral, política e econômica do Brasil, a gente observa que há uma parte do público migrando para o lado dos traficantes. Isso lembra de uma decisão feita há mil anos, em que as pessoas preferiram o Barrabás”, disse.

Continua após a publicidade

Em seguida, Fátima foi enfática. “Em nenhum momento houve uma escolha em relação ao tráfico em detrimento ao policial”, afirmou. E deu, pela primeira vez, sua posição pessoal sobre o caso. “Se eu estivesse entre um policial e um traficante, eu, Fátima, socorreria o policial. Mas não sou médica, não poderia fazer isso. A questão médica não é essa. O traficante em direito a advogado, e nem por isso vamos atacar o advogado em relação ao traficante. Por isso, não vamos atacar o médico por medicar a pessoa que mais precisa”, disse.

Assista a um trecho (clique para assistir ao vídeo completo):

Confira a repercussão:

Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.