Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Esta jovem publicou uma foto chocante para denunciar os problemas enfrentados por garçonetes

Nicola Gavins, uma mulher que vive na cidade canadense de Edmonton, em Alberta, resolveu publicar um desabafo em sua conta pessoal no Facebook para ajudar uma amiga garçonete: de acordo com a jovem, a profissional foi obrigada a trabalhar de salto alto, o que provocou a perda de uma unha, além de ter deixado seus pés […]

Por Tatiane Rosset
Atualizado em 26 fev 2017, 12h01 - Publicado em 12 Maio 2016, 18h54

ABRE01

Nicola Gavins, uma mulher que vive na cidade canadense de Edmonton, em Alberta, resolveu publicar um desabafo em sua conta pessoal no Facebook para ajudar uma amiga garçonete: de acordo com a jovem, a profissional foi obrigada a trabalhar de salto alto, o que provocou a perda de uma unha, além de ter deixado seus pés sangrando, após um turno de treinamento. 

+ Klara Castanho é comparada a Paolla Oliveira em fotos no Instagram
+ Chris Hemnsworth prepara bolo especial para o aniversário da filha

De acordo com a mulher, as profissionais do sexo feminino ainda são obrigadas a comprar um vestido de 30 dólares (cerca de 100 reais), algo que não é exigido de seus colegas homens, que podem usar apenas as roupas pretas que têm no armário. Confira o desabafo: 

01

Abaixo, confira a tradução completa do texto publicado pela canadense:

Continua após a publicidade

Para todos que comem no Restaurante do Joey (especificamente o da Avenida Jasper, em Edmonton): 

A política deles ainda é que as mulheres devem usar sapatos de salto alto — a única exceção é quando há restrição médica. Os pés da minha amiga estavam sangrando e ela perdeu a unha de um de seus dedos. Mesmo depois disso, ela ainda foi repreendida pelo gerente ao sugerir a troca o salto por sapatilhas (inclusive, foi dito a ela, especificamente, que o salto alto seria requisitado no seu próximo turno, no dia seguinte).

Além disso, as funcionárias têm que comprar um uniforme/vestido por 30 dólares (cerca de 100 reais), enquanto os homens apenas usam suas próprias roupas pretas — e não precisam usar salto alto durante o serviço.

Requisitos sexistas e arcaicos, além de uma política completamente nojenta. Eu tenho muitos amigos que trabalham na industria de serviços e conheço muitas mulheres que ainda ganham grande gorjetas sem precisar sacrificar o seu conforto durante o expediente. Eu escolho continuar apoiando este tipo de estabelecimento.

Atualização 05/05/2016: o restaurante também tem turno de treinamento que não são pagos — o que é ilegal de acordo com as leis trabalhistas de Alberta, sendo o garçom contratado ou não“, disse a jovem.

Continua após a publicidade

03

O restaurante, no entanto, garante que nenhum de seus empregados é forçado a usar salto alto. Britt Innes, vice-presidente de marketing, disse ao BuzzFeed que o código de vestimenta já exigiu saltos de 2,5 cm, mas que essa regra mudou em março de 2016. Agora, todos as garçonetes são encorajadas a usar sapatilhas.

A mudança aconteceu após uma pesquisa com os empregados do restaurante: “O que nós aprendemos é que as mulheres queriam uma mudança nas nossas normas para os sapatos. Assim, nós mudamos as nossas orientações em março e, desde então, apenas pedimos que nossos empregados homens e mulheres usem um sapato preto com sola grossa e antiderrapante por motivos de segurança“, disse Britt.

05

A única regra do restaurante sobre saltos altos? Eles não podem tem mais de 6,5 cm, se as garçonetes decidirem usá-los. A vice-presidente também garantiu que a companhia entrou em contato com a jovem garçonete e está fazendo questão de que todos os endereços sigam as novas regras de vestimenta: “Nós deveríamos ter garantido que todos os materiais de treinamentos antigos fossem destruídos“, disse a mulher.

Continua após a publicidade

Dê sua opinião: E você, já enfrentou uma situação similar a da jovem garçonete? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.