Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Duas mulheres tiveram cegueira temporária após usar celulares na cama

Você usa o celular antes de dormir ou logo após acordar? É bom rever os hábitos: duas mulheres, de 22 e 40 anos de idade, tiveram cegueira temporária após usar os smartphones na cama. Ela passaram por exames de ressonância magnéticas e coração (entre outros testes) para descobrir o que provocava a reação, que pode durar até […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 11h00 - Publicado em 2 ago 2016, 17h38

002

Você usa o celular antes de dormir ou logo após acordar? É bom rever os hábitos: duas mulheres, de 22 e 40 anos de idade, tiveram cegueira temporária após usar os smartphones na cama. Ela passaram por exames de ressonância magnéticas e coração (entre outros testes) para descobrir o que provocava a reação, que pode durar até 15 minutos.

+ VÍDEO: helicóptero quase atinge noiva durante ensaio fotográfico radical
+ Após preconceito, jovem recupera confiança e exibe marcas de nascença

De acordo com o jornal britânico The Guardian, as mulheres estavam preocupadas com o que parecia ser uma perda de visão recorrente. Após diversos exames inconclusivos, elas foram a um oftalmologista que perguntou onde elas estavam quando a cegueira começou. A resposta: na cama. Foi assim que os médicos identificaram a origem da enfermidade.

Continua após a publicidade

Um artigo da publicação New England Journal of Medicine aponta que o problema enfrentado pelas pacientes não foi causado apenas pelo local onde elas estavam usando o aparelho: de acordo com os especialistas, a cegueira temporária foi provocado porque elas usavam os smartphones enquanto estavam deitadas, com um olho na tela e outro coberto pelo travesseiro.

Ao mesmo tempo que um dos olhos das pacientes se adaptava à luz do celular, o outros estava mais dilatado e adaptado ao ambiente escruto. Quando o aparelho era desligado, o olho que estava observando o smartphone demorava para se ajustar à escuridão, causando uma sensação de cegueira temporária. Mas fiquem tranquilos: os médicos garantem que as pacientes não tiveram nenhum tipo de perda de visão, apenas um efeito ao similar ao que sentimos ao entrar numa sala escura após ser exposto à claridade.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, não conseguir enxergar, mesmo que temporariamente, pode ser uma experiência assustadora. Mas fiquem tranquilos: a “cegueira temporária” provocada pelos aparelhos pode ser evitada – basta usar os dois olhos enquanto estamos usando o celular.

Os casos em estudo ainda não são definitivos e especialistas disseram à publicação que a cegueira temporária provocada pelos celulares é um fenômeno raro. Pelo menos, agora sabemos que a prática pode provocar problemas aos nossos olhos. Além disso, nunca é uma boa ideia checar o smartphone na cama: a claridade da tela pode atrapalhar seu ciclo de sono. Anda tendo insônia ultimamente?

Dê sua opinião: E você, sabia que é possível desenvolver “cegueira temporária” ao usar celular na cama? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.