Designers independentes estão acusando a Zara de plagiar modelos de broches criados por artistas

As tendências dos anos 1990 estão de volta: lojas famosas, como a Forever 21 e a Zara, lançaram acessórios relacionados à década, como gargantilhas e broches bonitinhos. No entanto, a novidade está provocando polêmica nas redes sociais. De acordo com o BuzzFeed, alguns designers independentes acusam a marca espanhola de plagiar os modelos de seus “pins”. + […]

ABRE01

As tendências dos anos 1990 estão de volta: lojas famosas, como a Forever 21 e a Zara, lançaram acessórios relacionados à década, como gargantilhas e broches bonitinhos. No entanto, a novidade está provocando polêmica nas redes sociais. De acordo com o BuzzFeed, alguns designers independentes acusam a marca espanhola de plagiar os modelos de seus “pins”.

+ Mãe compartilha foto mostrando lado “sem censura” da maternidade e faz sucesso
+ Homem surpreende esposa com cetenas de rosas no último dia de quimioterapia

Tudo começou quando Tuesday Bassen, uma ilustradora americana de 27 anos, publicou em seu Instagram um desabafo sobre a semelhança entre os broches produzidos por ela e os vendidos pela Zara: “Eu estava quieta sobre esse assunto, até agora. Durante o último ano, a Zara esteve copiando o meu trabalho (obrigada aos fãs que me apontaram a semelhança). Meu advogado contatou a Zara e eles literalmente disseram que eu não tenho um caso porque eu sou uma artista independente e eles são uma corporação gigantesca“, escreveu a jovem no Instagram. Confira: 

01

02

Apesar dos encargos dos advogados, Tuesday garantiu ao BuzzFeed que pretende continuar o processo. Além da jovem, uma dupla de artistas independentes canadense também está fazendo as mesmas acusações. Stephanie Drabik Rose Chang, proprietárias de uma boutique de roupas em Toronto, afirmam que o design de seus broches foram usados sem permissão.

Como somos uma empresa pequena, nós não podemos arcar com os custos de uma representação legal“, explicaram as sócias ao BuzzFeed. O acessório, chamado pelas sócias de “Healing Cloud”, está sendo vendido pela marca espanhola e também por uma loja chamada Bershka, outra marca sendo administração pela companhia Inditex, mesmo conglomerado da Zara. Veja: 

03

“Nós enfrentamos uma situação semelhante alguns anos atrás e descobrimos que é uma batalha legal inútil para companhias pequenas e independentes”, explicam as sócias no Instagram. A Inditex, conglomerado responsável pela Zara e outras marcas, enviou um comunicado a Vogue sobre o assunto: “A Inditex tem o maior respeito pela criatividade individual de todos os artistas e designers e leva muito a sério todas as reclamações sobre direitos de propriedade intelectual de terceiros”, garantem.

A Inditex foi recentemente contactada pelos advogados de Tuesday Bassen que perceberam o uso de ilustrações em alguns badges de origem externa e em roupas em lojas do grupo. A companhia imediatamente abriu uma investigação e suspendeu a venda dos itens. A equipe jurídica da Inditex também está em contato com os advogados de Tuesday Bassen para esclarecer e resolver a situação o mais rápido possível“, terminal o comunicado.

Zara_store_at_Westfield_Sydney-e1433352793185-1940x1453

Dê sua opinião: E você, o que achou da história das artistas independentes? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s