Ciro Gomes questiona Alckmin sobre Museu do Ipiranga em debate

Os candidatos à presidência da República participaram de um debate promovido pela TV Gazeta na noite deste domingo (9)

Os candidatos à presidência da República participaram de um debate promovido pela TV Gazeta na noite deste domingo (9) — a discussão abriu espaço também para as perguntas dos internautas, enviadas pelo Twitter. “Diante do ocorrido no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, pergunto: qual a posição dos candidatos frente a ausência das verbas necessárias para a preservação e melhoria da tecnologia em outros museus e órgãos vinculados à cultura. Como pretendem resolver isso?“, questionou um espectador.

Ciro Gomes (PDT) foi sorteado para responder à pergunta do internauta e escolheu Geraldo Alckmin (PSDB) para comentar a resposta: “O Brasil está com um problema muito grave, muito sério. O incêndio do Museu Nacional é só a manifestação trágica, aguda, urgente, que me deprimiu profundamente, desse fenômeno. O Brasil, a aliança entre o PSDB e o PMDB, impôs a nossa nação vinte anos de congelamento em investimentos em educação, saúde, segurança, moradia, infraestrutura, ciência, tecnologia, cultura e tudo mais que interessa ao povo“, disse Ciro Gomes. “Todos os nossos programas não serão verdadeiro e serão um insulto a esperança que nós estamos semeando se nós não assumirmos com clareza o compromisso de exigir a revogação dessa chamada emenda 95“, explicou.

O candidato, então, falou sobre o Museu do Ipiranga, fechado há 5 anos: “O Museu do Ipiranga, que é segundo museu mais importante do Brasil, é mantido pela USP, do governo do Estado de São Paulo. Está fechado, é a próxima vítima potencial de uma tragédia dessa natureza“, disse Ciro Gomes, questionando Geraldo Alckmin.

O desajuste total das contas públicas, que levou a 13 milhões de desempregados, foi obra do PT e dos seus aliados. Eles que criaram esse déficit primário absurdo e que nós vamos corrigir. Eu sendo presidente da República o Brasil vai voltar a crescer. Em relação aos museus, nós temos uma boa experiência em São Paulo de parcerias com organizações sociais que a gente pode levar para a área federal“, disse o candidato do PSDB à presidência. A resposta, no entanto, não agradou Ciro Gomes: “Se nós não assumirmos com clareza, sem dubiedades ou palavras dozes, o compromisso de revogar a emenda 95, todos os nossos compromissos aqui não passarão de desinformação ou mentira. Isso é duro, é áspero, mas é grave o que eu estou dizendo. O Museu do Ipiranga é o segundo museu mais importante, é mantido pela USP, que é uma universidade do estado de São Paulo e está fechado por falta de verbas para a sua recuperação“, disse o candidato do PDT. Assista: 

Na internet, o questionamento de Ciro Gomes chamou atenção dos telespectadores. Desde o incêndio no Museu Nacional, muitos estão preocupados com a situação do Museu do Ipiranga, que tem inauguração prevista para 2022. Confira a repercussão: 

Dê sua opinião: E você, o que achou do comentário de Ciro Gomes? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Marcia Candido

    Acompanhei o debate e achei que Geraldo Alckmin se destacou muito dos demais, foi o único que do começo ao fim focou em propostas concretas.