Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Chico Buarque opina sobre biografias, diz que foi censurado pela Globo e provoca polêmica na web

Chico Buarque entrou pela primeira vez na discussão sobre a proibição de biografias não autorizadas. Em um artigo curto, de apenas quatro parágrafos, publicado no jornal O Globo desta quarta (16), ele defendeu a visão do grupo Procure Saber, de que participa ao lado de artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Também provocou polêmica […]

Por Tiago Faria Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 23h53 - Publicado em 16 out 2013, 13h26

Chico Buarque entrou pela primeira vez na discussão sobre a proibição de biografias não autorizadas. Em um artigo curto, de apenas quatro parágrafos, publicado no jornal O Globo desta quarta (16), ele defendeu a visão do grupo Procure Saber, de que participa ao lado de artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Também provocou polêmica também por outro motivo, ao afirmar que a TV Globo o censurou na década de 70.

“Nos anos 70 a TV Globo me proibiu. Foi além da Censura, proibiu por conta própria imagens minhas e qualquer menção ao meu nome. Amanhã a TV Globo pode querer me homenagear. Buscará nos arquivos as minhas imagens mais bonitas. Escolherá as melhores cantoras para cantar minhas músicas. Vai precisar da minha autorização. Se eu não der, serei eu o censor”, escreveu, no parágrafo que encerra o artigo. O jornal lamentou que “alguns tentem constranger O Globo com alusões descabidas”.

+ Maitê Proença pediu desculpas à Globo por participação em Porta dos Fundos

Continua após a publicidade

O grupo Procure Saber envolveu-se na discussão sobre biografias após sua porta-voz, a empresária Paula Lavigne, ter afirmado ao jornal Folha de S. Paulo que os músicos queriam impedir a mudança na legislação que submete a publicação de livros biográficos à autorização dos biografados. A partir daí, a polêmica tomou conta da internet, com várias acusações de que o grupo seria a favor da “censura prévia” e contra a liberdade de expressão.

No início do artigo, Chico escreve sobre Roberto Carlos, que iniciou ao controvérsia ao proibir a circulação de Roberto Carlos em Detalhes, escrita em 2006 pelo jornalista Paulo César de Araújo. “”Pensei que o Roberto Carlos tivesse o direito de preservar sua vida pessoal. Parece que não”. Em seguida, afirmou que Paulo não havia o procurado ao escrever o livro e criticou a apuração de outra obra do autor, Eu Não Sou Cachorro, Não. Leia o texto aqui.

As opiniões de Chico repercutiram no Twitter. Veja algumas reações:

Continua após a publicidade

Dê sua opinião: os argumentos de Chico Buarque são convincentes? Aproveite e curta nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.