Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Pop! Pop! Pop! Por Blog Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Brasil e Portugal “brigaram” no Twitter nesta terça (14) por causa de uma… piada

Brasileiro não brinca em serviço: se alguém tentar roubar nossas piadas, nossos memes, nossa Inês Brasil, a gente contra-ataca — e foi justamente o que aconteceu no Twitter na madrugada desta terça (14). Uma “briga” entre Brasil e Portugal começou nas redes sociais após um perfil português tentar “roubar” uma brincadeira de origem tupiniquim. + Fátima Bernardes usa look afro […]

Por VEJASP Atualizado em 26 fev 2017, 11h30 - Publicado em 14 jun 2016, 17h58

ABRE01

Brasileiro não brinca em serviço: se alguém tentar roubar nossas piadas, nossos memes, nossa Inês Brasil, a gente contra-ataca — e foi justamente o que aconteceu no Twitter na madrugada desta terça (14). Uma “briga” entre Brasil Portugal começou nas redes sociais após um perfil português tentar “roubar” uma brincadeira de origem tupiniquim.

+ Fátima Bernardes usa look afro durante Encontro e dá o que falar na internet
+ Paulo Gustavo publica foto de personagem na internet e provoca polêmica

O perfil In Portugal We Don’t (que, após a polêmica, foi deletado da rede social) foi criado inspirado num meme brasileiro que fez muito sucesso na internet em 2015, o hoje esquecido “in brazilian portuguese you don’t say…”. Pois bem: alguém descobriu que os portugueses estavam usando a piada e resolveu tirar satisfação. Confira o tuíte oficial:

002

Não demorou muito até que a internet brasileira inteira resolvesse responder a cópia com inúmeros tuítes e piadas — uma mais engraçada que a outra. Alguns memes brasileiros foram ressuscitados, enquanto muita Inês Brasil rolou na timeline alheia. Sobrou até para as comidinhas típicas de cada país, que foram amplamente comparadas. Confira alguns dos melhores comentários: 

Muitos portugueses, no entanto, não levaram as nossas piadas na esportiva: após uma verdadeira inundação de brincadeiras brasileiras, os nossos irmãos europeus começaram a responder com alguns comentários não muito simpáticos — como, por exemplo, dizer que nós “só falamos português” por causa deles. De novo, os internautas responderam com muita dignidade:

Lembra da goleada que a gente tomou da Alemanha na Copa do Mundo de 2014? É claro que você lembra! E provavelmente faz piada com isso até hoje, não é mesmo? Pois bem, aparentemente alguns portugueses acham que a gente fica deprimido com o resultado:

A brincadeira acabou, no entanto, quando as piadas viraram grosseria — e preconceito: a conta do Twitter que começou a “briga” entre os países,  In Portugal We Don’t, publicou em seu perfil “piadas” criticando o Brasil. A pior parte é que muitos conterrâneos acabaram seguindo o mesmo exemplo, trazendo favelas, machismo, escravidão e outros estereótipos para a briga.

001

Chateados, alguns brasileiros comentaram que a brincadeira tinha perdido a graça — a tag BR x PT (que significa “Brasil x Portugal”, e não “Brasil x PT”, como muitos pareciam acreditar) chegou ao todo dos assuntos mais comentados do mundo, com mais de 230 000 menções. Confira os comentários: 

Alguns internautas, inclusive, notaram que ambos os países estavam sendo xenófobos — e que a brincadeira não deveria nem ter começado.

Dê sua opinião: E você, o que achou da “brincadeira” entre Portugal e Brasil? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Continua após a publicidade
Publicidade