Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

‘Bebê’ da capa do Nirvana pede indenização milionária 30 anos depois

Spencer Elden alega "exploração sexual infantil comercial"; ele já recriou a foto em mais de uma oportunidade

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 ago 2021, 13h57 - Publicado em 25 ago 2021, 12h05

Apesar de aparecer em uma das fotos mais icônicas das últimas décadas, Spencer Elden não gostou nem um pouco da “fama”, pelo menos atualmente. Aos 4 meses de idade, ele foi o bebê da capa do disco “Nevermind“, da banda Nirvana, lançado em 1991. Hoje, com 30 anos, entrou em um processo contra o grupo.

A alegação de Elden é que ele foi alvo de exploração sexual quando criança. O processo está aberto na Califórnia, e de acordo com o The Guardian, há 15 réus incluindo membros que fizeram parte da banda, a viúva de Kurt Cobain, Courtney Love, e a gravadora responsável pelo lançamento e distribuição do disco.

O jornal britânico diz que a acusação quer uma indenização de 150 000 dólares por cada uma das partes, algo próximo de 800 000 reais na cotação atual. Também é pedido que o caso seja analisado por um júri.

Os advogados de Elden afirmam que ocorreu uma “exploração sexual infantil comercial” desde o ensaio fotográfico. Também é alegado que a imagem fazia ele se assemelhar a um “trabalhador do sexo” ao estar “agarrando-se” a nota de dólar e também que a foto é uma produção de pornografia infantil.

Continua após a publicidade

Por fim, é dito que ele sofreu danos permanentes, de caráter emocional e expressado fisicamente, com a foto na capa do álbum. Em outras oportunidades, ele recriou a foto do álbum com diferentes idades.

Elden afirma que nunca foi pago para aparecer na capa do Nevermind. Segundo ele, seus pais também não assinaram nenhum contrato prevendo a autorização de direito de imagem. Na época, os pais do então bebê Spencer receberam entorno de 200 e 250 dólares para o ensaio exclusivo para o Nirvana.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.