Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Por que este recém-nascido parece “caminhar” na maternidade?

Vídeo que mostra os pequenos "trotes" do bebê chamou atenção na internet e já foi visto mais de 88 milhões de vezes em apenas cinco dias no Facebook

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 Maio 2017, 16h10 - Publicado em 30 Maio 2017, 16h07

Sim, é fácil compartilhar vídeos, reportagens e artigos sem saber a procedência do conteúdo: foi o caso de um registro para lá de inusitado que fez sucesso no Facebook e no WhatsApp, onde um bebê recém-nascido parece “andar” logo após sair do útero da mãe. Compartilhada na última quinta (25), uma publicação já tem mais de 88 milhões de vezes. Assista:

Isto é incrível! Nenê sai caminhando após acabar de nascer“, diz a legenda do vídeo publicado por Arlete Arantes no Facebook. O BuzzFeed Brasil, no entanto, descobriu que o recém-nascido não fez nada extraordinário ao sair “caminhando” por aí após seu nascimento. Eles falaram com a obstetriz Mariane Menezes, que explicou que a reação é normal: “Se você colocar o dedo na mãozinha do bebê, ele vai apertar. Se você colocar um dedo na boca do nenê, ele vai sugar. E, se você segurar ele pelas axilas, ele deve dar essa ‘andadinha’“, explicou.

Ou seja, a “caminhadinha” nada mais é que uma resposta natural do corpo da criança, chamado reflexo primitivo. Eles são usados para saber se está tudo bem com o sistema nervoso do recém-nascido. O fenômeno é tão comum, que é possível encontrar diversos vídeos parecidos no YouTube. Apesar de comum, a obstetra faz um alerta: pais não devem se preocupar se o bebê não tentar caminhar como o do vídeo viral.

Continua após a publicidade

A ausência de um dos reflexos primitivos não significa necessariamente um problema e um médico sempre será a pessoa mais indicada para fazer o diagnóstico, com a técnica correta e identificando o momento em que o bebê está mais reativo: “O bebê provavelmente não vai responder se tiver acabado de mamar ou irritado, por exemplo“, explicou Mariane ao BuzzFeed Brasil.

Dê sua opinião: E você, o que achou do vídeo inusitado? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.