Por que este recém-nascido parece “caminhar” na maternidade?

Vídeo que mostra os pequenos "trotes" do bebê chamou atenção na internet e já foi visto mais de 88 milhões de vezes em apenas cinco dias no Facebook

Sim, é fácil compartilhar vídeos, reportagens e artigos sem saber a procedência do conteúdo: foi o caso de um registro para lá de inusitado que fez sucesso no Facebook e no WhatsApp, onde um bebê recém-nascido parece “andar” logo após sair do útero da mãe. Compartilhada na última quinta (25), uma publicação já tem mais de 88 milhões de vezes. Assista:

Isto é incrível! Nenê sai caminhando após acabar de nascer“, diz a legenda do vídeo publicado por Arlete Arantes no Facebook. O BuzzFeed Brasil, no entanto, descobriu que o recém-nascido não fez nada extraordinário ao sair “caminhando” por aí após seu nascimento. Eles falaram com a obstetriz Mariane Menezes, que explicou que a reação é normal: “Se você colocar o dedo na mãozinha do bebê, ele vai apertar. Se você colocar um dedo na boca do nenê, ele vai sugar. E, se você segurar ele pelas axilas, ele deve dar essa ‘andadinha’“, explicou.

Ou seja, a “caminhadinha” nada mais é que uma resposta natural do corpo da criança, chamado reflexo primitivo. Eles são usados para saber se está tudo bem com o sistema nervoso do recém-nascido. O fenômeno é tão comum, que é possível encontrar diversos vídeos parecidos no YouTube. Apesar de comum, a obstetra faz um alerta: pais não devem se preocupar se o bebê não tentar caminhar como o do vídeo viral.

A ausência de um dos reflexos primitivos não significa necessariamente um problema e um médico sempre será a pessoa mais indicada para fazer o diagnóstico, com a técnica correta e identificando o momento em que o bebê está mais reativo: “O bebê provavelmente não vai responder se tiver acabado de mamar ou irritado, por exemplo“, explicou Mariane ao BuzzFeed Brasil.

Dê sua opinião: E você, o que achou do vídeo inusitado? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s