Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Antonio Tabet se posiciona sobre boicote ao Porta dos Fundos pelo vídeo ‘Delação’

Polêmica das boas na internet envolve um dos principais canais do YouTube no Brasil, o Porta dos Fundos, cujo currículo digital consta mais de 11 milhões de inscritos. O último vídeo do canal de humor, postado no sábado (2) e já com 2 milhões de visualizações, se chama “Delação”. O roteiro mostra um agente da […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 12h39 - Publicado em 3 abr 2016, 18h20
Tabet, do Porta dos Fundos: positcionamento contra pedidos de boicote (Foto: Porta dos Fundos)

Tabet, do Porta dos Fundos: posicionamento contra pedidos de boicote (Foto: Porta dos Fundos)

Polêmica das boas na internet envolve um dos principais canais do YouTube no Brasil, o Porta dos Fundos, cujo currículo digital consta mais de 11 milhões de inscritos. O último vídeo do canal de humor, postado no sábado (2) e já com 2 milhões de visualizações, se chama “Delação”. O roteiro mostra um agente da Polícia Federal (Gregório Duvivier) fazendo a delação de um político corrupto (Fábio Porchat). O tal corrupto oferece uma série de denúncias com provas contra colegas do PSDB – mas nada anima o policial, interessado em pegar integrante do PT.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=m92wwsCxk7k?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Desde que foi ao ar, o Porta dos Fundos tem sofrido ataques na internet – alguns vídeos foram postados na mesma plataforma, o YouTube, criticando a verve assumidamente esquerdista de Duvivier e pedindo para as pessoas deixem de ver os vídeos do Porta. Um boicote, enfim, pedindo aos usuários dar “dislike” no canal de vídeos do grupo humorístico.

Continua após a publicidade

+ JK Iguatemi move ação de despejo contra a Daslu

Um dos criadores do Porta dos Fundos, Antonio Tabet – artista que critica abertamente o governo Dilma Rousseff – se pronunciou hoje em seu perfil do Facebook. “Quem me conhece sabe qual é a minha posição em relação ao atual governo e corruptos em geral. Minha posição, aliás, é compartilhada pela maioria dos meus colegas. Acho que a Polícia Federal faz um trabalho bastante competente, sou ‪#‎TeamMoro‬ e, nem por isso, acho que Cunha, Temer, Feliciano e outros políticos são menos piores que os que hoje gostaria de ver derrubados.”

Entre ouras coisas, Tabet lembra que o mesmo Porta dos Fundos fez recentemente um vídeo chamado “Reunião de Emergência” – que satiriza o momento político e corrupção dos agentes do governo federal.

Continua após a publicidade

LEIA NA ÍNTEGRA O POST DE ANTONIO TABET

“A Porta dos Fundos tem sido vítima, nas últimas horas, de uma campanha promovida por páginas ou sites de oposição ao governo (aqueles que os petistas gostam de chamar de “direita” e que várias vezes já até compartilhei por aqui) para que as pessoas nos boicotem por conta do vídeo de ontem, “Delação”, que satiriza, com humor, o que as pessoas que defendem Dilma e companhia chamam de “justiçamento seletivo”.

Pessoalmente, lamento tudo neste episódio. Absolutamente tudo.

Continua após a publicidade

Quem me conhece sabe qual é a minha posição em relação ao atual governo e corruptos em geral. Minha posição, aliás, é compartilhada pela maioria dos meus colegas. Acho que a Polícia Federal faz um trabalho bastante competente, sou ‪#‎TeamMoro‬ e, nem por isso, acho que Cunha, Temer, Feliciano e outros políticos são menos piores que os que hoje gostaria de ver derrubados. Sou dos que acha que “justiçamento seletivo” é querer poupar os bandidos de agora propondo uma fila para punir primeiro os bandidos desde a era Pedro Álvares Cabral.

Contudo, não abro mão da democracia e da liberdade. Acredito que todos têm o direito de se expressar. Inclusive aqueles que discordo e principalmente nos locais onde trabalho. Seja no Kibe Loco, seja no Flamengo, seja na Porta dos Fundos. Em todos esses lugares, como em todo o país, há opositores como eu, defensores como o Gregorio, isentões e loucos. Loucos que normalmente (ou não) acham que os loucos somos nós.

Cada um de nós no Porta tem uma posição política e cabe ao outro respeitá-la sem prejuízo da amizade que nos uniu. Isso é civilidade. E nós, como grupo, refletimos essa pluralidade no nosso trabalho quando existe mais de um lado da moeda, o que é saudável num país onde política é futebol, futebol é religião e religião é política. Evidente que jamais tacaríamos pedras em minorias oprimidas ou em injustiçados históricos. Sempre atiramos para cima. E em tempos quando cada um vê a parte de cima de um jeito, acabamos atirando em mais de uma direção.

Continua após a publicidade

O que mais me entristece nessa história é que vídeos como os dois “Reunião de Emergência” provam que não somos uma empresa com um pensamento singular. Diferente de quem acha coerente promover boicote cultural. Essa hipocrisia que busca nos desprestigiar, além de não ter sucesso no fim das contas, é tão idiota quando o tal “Dia sem Globo”.

Quer evitar coxinhas? Não saia do seu quarto. Quer evitar petralhas? Idem. Há pessoas dos dois lados aqui na Porta, na Globo, na Band, na sua novela favorita, no supermercado que você faz compras, no salão de beleza, na igreja que frequenta, na mesa do bar, no time pelo qual você torce e, se duvidar, até no quarto do lado.

Esse revanchismo bobo só fomenta o ódio. Incentivar a censura ou a intolerância nada mais é que um recibo de que você pode ser tão fascista quanto os fascistas que critica. Sejam eles imperialistas americanos ou comunistas cubanos. Sem falar na ignorância de quem coloca a Lei Rounet no bolo sem saber que não cobramos cachê que cobraríamos em outros filmes, mas pagamos com justiça uma equipe com centenas de profissionais trabalhando no país da crise.

Continua após a publicidade

Enfim, era isso que queria mostrar: meu apreço pela liberdade, pela democracia, pelo trabalho, pela justiça, pelo amor e pelo humor.

Agora deixa eu ir que já são 12h30 e preciso finalizar meu roteiro zoando a deputada petista Maria do Rosário. Aquele que o Gregorio aprovou.”

Antonio Tabet.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.