Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Ana Maria pede desculpas ao vivo por falar em racismo reverso

Apresentadora não se esquivou e abriu o programa desta terça-feira falando sobre o tema

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 mar 2021, 10h00 - Publicado em 2 mar 2021, 09h59

Ana Maria Braga abriu o ‘Mais Você’ desta terça-feira (2) com um pedido de desculpas. No programa da última segunda-feira (1º), ela havia usado a ideia de racismo reverso após ver uma fala de Lumena no Big Brother Brasil. A baiana falou em branquitude para criticar o comportamento de Carla Diaz dentro do reality show.

“Não entendi esse negócio de branquitude. A gente tem culpa disso? Está acontecendo aí um reverso. Você tem que votar em alguém, não importa a cor. É um jogo, é feio isso”, afirmou Ana Maria.

A fala repercutiu muito nas redes sociais. A ideia de racismo reverso tem sido bastante discutida nos últimos anos e estudiosos rechaçam a expressão. Isso porque o racismo tem a ver com relações de poder e a população negra, escravizada durante cerca de 300 anos no Brasil, ainda hoje sofre com os reflexos da opressão que sofreu.

“Sempre que eu cometo um engano, um erro, eu gosto muito de assumir meus erros porque eu acho que a gente vai aprendendo. Ontem depois do programa eu vi várias postagens nas redes sociais informando, informando mesmo, que eu havia feito um comentário equivocado, que eu não sabia”, começou Ana Maria.

Continua após a publicidade

Ela então explicou os motivos pelos quais foi criticada. “Eu usei uma expressão, preconceito reverso, tido por muitos também como racismo reverso. Aí vieram muitas críticas e isso me fez buscar informação, ir atrás da informação. Muitas vezes, às vezes não, na maioria das vezes, nesse assunto, a gente é muito desinformado”, disse.

“Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso de preconceito contra brancos reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, é preciso haver relações de poder, e negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos. E eu aprendi”, disse Ana, que logo depois pediu desculpas pelo erro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.