Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Promotoria denuncia guarda civil que matou menino de 11 anos na Zona Leste

Caio Muratori vai responder por homicídio qualificado, cuja pena pode chegar a trinta anos de prisão; crime ocorreu há três anos

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 fev 2020, 13h43 - Publicado em 9 out 2019, 12h01

O ex-guarda civil Caio Muratori, 46, que matou o menino Waldik Gabriel Chagas, o Biel, de onze anos, em junho de 2016, após uma perseguição em Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital, foi denunciado pelo Ministério Público (MP) e  vai responder por homicídio qualificado. Se condenado, poderá pegar uma pena que varia entre doze e trinta anos de prisão.

Na ocasião, a equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) fazia uma ronda pela região quando foi abordada por motoqueiros que disseram ter sido assaltados por homens que estavam em um Chevette prata. O veículo não teria obedecido a ordem de parada e foi atingido por quatro tiros. Muratori afirmou à polícia que atirou após os passageiros dispararem contra a viatura, mas os dois guardas que estavam com ele (e não foram indiciados) desmentiram a versão. 

Na denúncia aceita pela Justiça, os promotores afirmam que o réu assumiu o risco de matar ao realizar a perseguição. “O denunciado ordenou a perseguição do veículo furtado, sabendo ou devendo saber da proibição de realizar perseguições a veículos em atitude suspeita emitida pelo Comando da Guarda Civil Municipal, transgredindo, de forma consciente e voluntária, o regulamento de atuação funcional e assumindo o risco não permitido pela norma de causar o resultado.”

Os membros do MP afirmam também que Muratori provocou riscos às pessoas que vivem na região. “O crime foi praticado com emprego de meio capaz de gerar perigo comum, na medida em que o denunciado efetuou disparos de arma de fogo em via pública de bairro com circulação de pessoas.”

Continua após a publicidade
GCM Caio Muratori
(Leo Martins/Veja SP)

Na ocasião, Muratori falou com a Vejinha. Confira a entrevista completa:

Como foi a perseguição?

Estávamos na ronda quando fomos abordados por uma moto, com dois indivíduos. Um deles dizia que o carro à nossa frente era roubado. Acionei a sirene, liguei o giroflex, mas eles aceleraram. Durante todo o trajeto, de cerca de dois quilômetros, informei à Cetel (Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da GCM), que acompanhou nosso trabalho. Em nenhum momento eles disseram para abortar a perseguição ou chamar a PM. Pedi reforço e me informaram que outro carro estava a caminho.

Como as ruas eram esburacadas e havia muitas valetas, o carro chacoalhava bastante. Quando paramos na Rua Regresso Feliz, em Guaianases, eles deram um cavalo de pau. Ao virar a esquina, a viatura colidiu com dois carros parados no semáforo. Nesse momento, houve um disparo vindo do Chevette, feito pelo passageiro.

Apesar de o vidro dele não abrir, ele deve ter atirado, com a mão esquerda, pelo quebra-vento, a uma distância de cerca de cinco metros da nossa guarnição. Só vi o clarão e ouvi o barulho. Nesse momento, efetuei quatro disparos, todos no pneu. Um dos tiros deve ter ricocheteado no asfalto e atingido o menino que estava atrás. Os dois que estavam na frente saíram correndo. Um dos guardas foi atrás do motorista, que correu para uma rua vizinha. O outro escapou para uma quermesse. Quando entrei no Chevette, vi o menino caído no assoalho. Pensei em chamar uma ambulância, mas resolvi levá-lo ao hospital, onde ele morreu.

Continua após a publicidade

Como você se sentiu quando viu o menino ensanguentado?

Sou pai, tenho três filhos (quatro, sete e dezesseis anos). Na hora, pus as mãos na cabeça e não acreditei no que vi. Parecia uma criança de cinco, sete anos. Falei: vamos socorrer essa criança. Nesse momento, esqueci qualquer protocolo de atendimento, coloquei ele no carro e saímos. Eu não tinha como saber que ele estava no banco de trás, pois os vidros eram muito escuros.

Vocês recebem orientação de que é para fazer perseguições em caso de flagrantes? E atirar no pneu, é correto?

Continua após a publicidade

No momento em que somos chamados, como ocorreu com o motoqueiro, não podemos dizer não. Não posso virar as costas. Perseguições não são rotineiras no nosso trabalho. Sobre atirar nos pneus, foi determinação minha. Queria fazer o carro parar porque havia 80, 100 pessoas numa quermesse lá perto. E se o motorista, que não sabíamos se tratar de um adolescente, jogasse o carro no meio do pessoal?

Você atiraria novamente nos pneus?

Sim. Teria atirado de novo. Nunca tinha efetuado disparos em serviço. Já atuei em manifestações e na Cracolândia.

Continua após a publicidade

Recebeu algum apoio dos colegas e do comando da guarda?

Dos colegas, sim, todos perguntam se eu preciso de algo. Com exceção dos dois que estavam comigo no carro e mentiram descaradamente na delegacia (ambos disseram que não ouviram barulho de tiro ou “clarão”). Até o delegado disse que eu estava sozinho na história. Quanto ao comando, ninguém falou comigo depois.

E você, precisa de algo?

Sim, de sossego. Estamos sofrendo ameaças, meu telefone não para de tocar. Estou escondido, não posso aparecer em casa. Isso não vai acabar tão cedo. Saí de casa como um policial exemplar e voltei graças a um alvará de soltura. Exerci apenas a minha função.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.