Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Ministério Público pede a suspensão de megarrodízio em São Paulo

Ação judicial foi movida pelo vereador Fernando Holiday, que alega inconstitucionalidade

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 Maio 2020, 19h20 - Publicado em 11 Maio 2020, 19h10

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) pediu à Justiça, nesta segunda-feira (11), a suspensão do decreto que criou restrições a motoristas na capital paulista. A partir desta data, carros com placas de final par e ímpar só podem rodar dia sim, dia não. Segundo a promotora Camila Mansour, da Promotoria de Habitação e Urbanismo, “a implementação do rodízio nos moldes previstos no Decreto 59.403/20, sem estudos técnicos e planejamento que garantam os benefícios efetivos da medida, poderá provocar efeito contrário, isto é: a superlotação no transporte público coletivo e, consequentemente, uma maior propagação do novo coronavírus”.

A posição do MPSP foi provocada por uma ação do vereador Fernando Holiday, que alegou ilegalidade no ato do prefeito. Segundo o parlamentar, que pede a suspensão da determinação em caráter liminar, a lei original não poderia ser alterada. “A lei municipal 12.490 de 1997, determina que o rodízio vija em dias úteis. O mesmo dispositivo, por sua vez, determina que o objetivo da adoção da medida de rodízio de veículos é a melhoria do trânsito – ou seja, ela não é o instrumento apto a ser usado para o combate a epidemias, por falta de previsão legal”.

Assine Vejinha por 6,90 mensais

A gestão Covas ainda não foi notificada e o juiz responsável pelo caso poderá ouvir a administração antes de decidir se concede ou não o efeito suspensivo.

Continua após a publicidade

Além de Holiday, outras entidades, como a Associação Comercial e um sindicato de motoristas autônomos de aplicativos, também entraram com ações visando à suspensão do rodízio atual.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.