Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Justiça nega liminar para impedir nomeação de Kassab no governo Doria

Ação foi protocolada por homem sob alegação de que atual ministro é réu por improbidade

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 dez 2018, 12h43

A juíza Carmen Cristina Fernandez Teijeiro e Oliveira, da 5° Vara da Fazenda Pública de São Paulo, indeferiu na terça (4) um pedido de liminar que pedia anulação de nomeação do atual ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab (PSD), como secretário da Casa Civil do futuro governo João Doria (PSDB).

Na ação, protocolada por um homem chamado Renato de Oliveira Zucoloto, morador de Ribeirão Preto (SP), o autor alegou que Kassab responde a várias ações na Justiça, o que prejudicaria seu trabalho no estado. “É público e notório que referido político foi denunciado e responde em mais de duas dezenas de ações judiciais por improbidade administrativa”, escreveu.

Para a magistrada, contudo, o ministro não recebeu nenhuma condenação e sua nomeação é válida. “O cargo para o qual o corréu Gilberto Kassab será nomeado é de confiança, provido por meio de livre nomeação, ou seja,de escolha privativa do governador do estado, descabendo, assim, qualquer interferência do Poder Judiciário, que não esteja diretamente relacionada aos requisitos previstos em Lei”, escreveu. “E, neste aspecto, segundo o teor da inicial, verifica-se que o corréu Gilberto Kassab não ostenta condenação por improbidade administrativa, nem tampouco condenação criminal, inexistindo, assim, impedimento legal para que venha a assumir o cargo. Registre-se que, tivesse ele sido candidato a governador do estado, e eleito pelos eleitores paulistas, poderia assumir o cargo, a despeito da existência das referidas ações em curso, porquanto elas igualmente não se constituiriam em obstáculo legal ao exercício do mandato”.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.