Justiça nega liminar para impedir nomeação de Kassab no governo Doria

Ação foi protocolada por homem sob alegação de que atual ministro é réu por improbidade

A juíza Carmen Cristina Fernandez Teijeiro e Oliveira, da 5° Vara da Fazenda Pública de São Paulo, indeferiu na terça (4) um pedido de liminar que pedia anulação de nomeação do atual ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab (PSD), como secretário da Casa Civil do futuro governo João Doria (PSDB).

Na ação, protocolada por um homem chamado Renato de Oliveira Zucoloto, morador de Ribeirão Preto (SP), o autor alegou que Kassab responde a várias ações na Justiça, o que prejudicaria seu trabalho no estado. “É público e notório que referido político foi denunciado e responde em mais de duas dezenas de ações judiciais por improbidade administrativa”, escreveu.

Para a magistrada, contudo, o ministro não recebeu nenhuma condenação e sua nomeação é válida. “O cargo para o qual o corréu Gilberto Kassab será nomeado é de confiança, provido por meio de livre nomeação, ou seja,de escolha privativa do governador do estado, descabendo, assim, qualquer interferência do Poder Judiciário, que não esteja diretamente relacionada aos requisitos previstos em Lei”, escreveu. “E, neste aspecto, segundo o teor da inicial, verifica-se que o corréu Gilberto Kassab não ostenta condenação por improbidade administrativa, nem tampouco condenação criminal, inexistindo, assim, impedimento legal para que venha a assumir o cargo. Registre-se que, tivesse ele sido candidato a governador do estado, e eleito pelos eleitores paulistas, poderia assumir o cargo, a despeito da existência das referidas ações em curso, porquanto elas igualmente não se constituiriam em obstáculo legal ao exercício do mandato”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s