Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Bruno Covas cancela cobrança de IPTU para vítimas de enchente no Ipiranga

Moradores do bairro atingidos por alagamentos em 2019 receberam o boleto mesmo após fazer pedido de isenção

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 fev 2020, 13h14

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, tornou sem efeitos os boletos do IPTU de 2020 para moradores do Ipiranga e Cambuci que fizeram pedido de isenção após as enchentes do ano passado. Reportagem de Vejinha na quarta-feira (12) mostrou que muitos habitantes do bairro receberam a nova cobrança, apesar da promessa de que não precisariam pagar o imposto deste ano.

Na quinta-feira (13), o tucano, que não gostou nada do desempenho de parte de sua equipe no episódio (após o temporal da última segunda, ele voltou a garantir isenção de IPTU para vítimas de enchentes no ano que vem), publicou um decreto que suspende a exigibilidade dos créditos que acabaram de chegar às casas. Em nota, a gestão municipal culpa o excesso de solicitações pelo procedimento. “Aquele cidadão que solicitou a isenção e ainda não fez o pagamento de 2020, pode desconsiderar a notificação. Quem já efetuou o pagamento terá atendimento especial na Subprefeitura do Ipiranga para solicitar a restituição e, em até 30 dias, receberá seu dinheiro de volta”.

Com a nova medida, casos como o do empresário Fernando Martins Teixeira poderão ter um desfecho favorável. “Faz um ano que estamos sem garagem”, afirma o morador de um condomínio com mais de 200 apartamentos na Rua Cônego Januário. “Meu pai foi dado como morto, pois estava no estacionamento subterrâneo e a água quase chegou ao teto. Por sorte ele conseguiu subir em um carro e se salvou.”

Sem poder entrar em casa por mais de dois meses, pois o edifício foi interditado, a família Teixeira, que perdeu quatro carros na enchente, se amontoou em uma quitinete de 38 metros quadrados até poder voltar para casa. “Desde então estamos pagando 350 reais por mês de estacionamento para cada automóvel”, queixa-se o empresário.

Continua após a publicidade

Outro habitante do Ipiranga que fez o pedido e não foi atendido até agora é o engenheiro-eletricista Luiz Alberto Novaes Batista. “Fui à Subprefeitura do Ipiranga uma semana depois da enchente, preenchi um requerimento, mas recebi o carnê com o valor cheio, como se nada tivesse acontecido”, diz. A casa dele, localizada nas proximidades da Avenida Dom Pedro I, foi inundada em 15 de março de 2019, e ele perdeu equipamentos elétricos, tapetes e diversos móveis. “As portas ficaram empenadas após o contato com a água e estragaram”, queixa-se. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.