Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Carol Pascoal - Passagem de Som Por Blog Dicas e novidades sobre o universo musical.

Rádio Azoofa: 24 horas de música independente

Lançado em março, o site Azoofa levanta a bandeira da música independente. Mesmo contemplando shows do, digamos, mainstream, o portal tem os bastidores da nova cena musical como a fatia mais saborosa do seu conteúdo. Visitas a ensaios e a audições de discos acabaram aproximando os integrantes do site  e os artistas, que nem sempre […]

Por Leonam Bernardo Atualizado em 26 fev 2017, 23h50 - Publicado em 21 out 2013, 17h28

Rael, Metá Metá e Bixiga 70: confirmados na programação da Rádio Azoofa (Fotos: Divulgação)

Lançado em março, o site Azoofa levanta a bandeira da música independente. Mesmo contemplando shows do, digamos, mainstream, o portal tem os bastidores da nova cena musical como a fatia mais saborosa do seu conteúdo. Visitas a ensaios e a audições de discos acabaram aproximando os integrantes do site  e os artistas, que nem sempre contam com a colaboração dos grandes veículos. Eles viram ali a oportunidade democrática de difundir trabalhos. Mesmo com o curto tempo em atividade, o Azoofa já acumula alguns números interessantes, como a média de 51 mil visitantes mensais.

Agora, o grupo de fundadores composto por Ana Maria Nakaza e pelos irmãos Daniel e Gustavo Kamada dá mais um passo. No dia 29 de outubro, o site inaugurará a Rádio Azoofa, que terá 24 horas de música nacional independente em uma programação online. Sem discriminações, listará faixas de gêneros variados – do samba ao rock e do jazz ao afrobeat. “Faltam lugares físicos para o artista independente tocar e nas rádios acontece a mesma coisa”, diz Daniel Kamada. “Queremos fortalecer esse meio, mas vamos prezar pela qualidade musical”. Para isso, eles contam com a curadoria de Rafael Pucci, Eduardo Lemos e Yuri de Castro, este último do site Fita Bruta. “Aos poucos, vamos criar uma credibilidade e o próprio artista vai ter a confiança de chegar até nós para colocar o seu material na plataforma”, explica Kamada.

Empresa especializada em criar trilhas para lojas e ambientes corporativos, a SoulPlay entra na jogada para dar suporte à rádio. Eduardo Lemos, Felipe Ludovice e Rafael Pucci partiram de um banco com cerca de 1200 músicas para fazer a programação. Com o tempo, a ideia é incluir alguns programetes ao longo do dia. Até agora, eles fizeram uma sequência que,  se ouvida durante uma semana, a mesma música só repetirá quatro vezes. “O primeiro mês vai ser de adaptação”, comenta Rafael Pucci. “Com o retorno do público e um tempo no ar, é possível coletar dados e interpretar melhores formas”, conclui.

Ali, será possível ouvir os inspirados trabalhos do Metá Metá, Passo Torto, Criolo, Emicida e Bixiga 70, além de Lucas Santtana, Rodrigo Amarante, Céu e Marcelo Jeneci. Para o ano que vem, os rapazes já estudam lançar um aplicativo gratuito da Rádio Azoofa para celular e, quem sabe, realizar um festival que reúna os talentosos artistas.

Continua após a publicidade

Ouça 27 minutos de programação da Rádio Azoofa:

 

https://w.soundcloud.com/player/?url=https://soundcloud.com/azoofa-oficial/r-dio-azoofa-preview

 

Continua após a publicidade
Publicidade