Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Vai beber no Carnaval? Melhor ler antes essas dicas

As bebidas alcoólicas possuem um alto valor calórico. Para se ter idéia, 1 grama de álcool fornece 7 kcal. E normalmente o consumo de bebida alcoólica esta associado a petiscos como amendoim e frituras que também possuem um alto valor calórico e contêm muito sal, aumento ainda mais o consumo da bebida alcoólica. + Monte […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 22h37 - Publicado em 1 mar 2014, 11h00
(Foto: FoodCollection/Latinstock)

(Foto: FoodCollection/Latinstock)

As bebidas alcoólicas possuem um alto valor calórico. Para se ter idéia, 1 grama de álcool fornece 7 kcal. E normalmente o consumo de bebida alcoólica esta associado a petiscos como amendoim e frituras que também possuem um alto valor calórico e contêm muito sal, aumento ainda mais o consumo da bebida alcoólica.

+ Monte sua agenda para curtir os blocos de rua

Das bebidas alcoólicas, a cerveja é que apresenta menor teor de álcool, cerca de 3 a 8%, comparando com a média de 12% dos vinhos e de 40 a 50% dos destilados, mas o problema da cerveja não é o valor calórico de uma latinha, mas sim a quantidade somada de calorias, afinal ninguém que goste de cerveja bebe apenas um gole ou apenas uma latinha! A cerveja, além de ter as calorias provenientes do álcool, tem alta concentração de cevada que é um tipo de carboidrato de absorção rápida, logo, a sua ingestão frequente e exagerada  pode  levar a um excesso de peso, e como consequência, a um aumento da circunferência abdominal.

De todas as bebidas, o saquê é a opção menos calórica, entretanto o vinho é fonte de antioxidantes importantes e em doses moderadas pode ser benéfico para saúde.

Continua após a publicidade

+ Desafio: encontre as escolas de samba no enigma ilustrado

Alguns estudos apontam benefícios do consumo moderado de bebida alcoólica, como o aumento das frações de HDL e colesterol bom. Por outro lado, o álcool tem a capacidade de elevar as frações de triglicerídes séricos, o que não é nada benéfico para o sistema cardiovascular. O vinho tinto seco e a principal bebida relacionada com o benefício à saúde. Ele é considerado alimento funcional, possui flavonóides, que são substâncias responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares através de sua ação antioxidante. Essa substância previne a deposição de placas de gorduras nas artérias, um dos fatores de desenvolvimento de doenças cardíacas. A dose indicada é de uma taça de 50 ml para mulher e duas para homens.

Durante dietas para controle de peso, o ideal é evitar o álcool pois como já explicado é uma bebeida extremamente calórica.

Cuidado redobrado com batidas! O valor calórico dessa bebida é alto, se você esta de olho na balança essa opção esta entre as piores!

Continua após a publicidade

Já os licores não ficam atrás. Uma dose de licor tem aproximadamente 100 calorias em um cálice de 35ml.

Confira a seguir as calorias das principais bebidas alcoólicas:

tabela-nutricao

O ideal é acompanhar a bebida alcoólica intercalando com água e nunca beber de estômago vazio, sempre faça uma refeição antes de tomar a bebida alcoólica. Para cada copo de bebida tome dois de água no dia seguinte seu corpo vai agradecer imensamente e suacabeça também!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.