Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

Sabia que os alimentos que você come têm relação direta com o seu humor? Saiba como usar isso a seu favor

Sabia que alguns alimentos são capazes de alterar a produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina? Para quem não sabem, neurotransmissores transmitem para o cérebro impulsos nervosos responsáveis pelas emoções — ou seja, alguns alimentos são capazes de alterar o seu humor. Os níveis cerebrais de serotonina são diretamente dependentes da ingestão […]

Por VEJA SP Atualizado em 26 fev 2017, 23h18 - Publicado em 31 out 2014, 12h17

0000000

Sabia que alguns alimentos são capazes de alterar a produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina? Para quem não sabem, neurotransmissores transmitem para o cérebro impulsos nervosos responsáveis pelas emoções — ou seja, alguns alimentos são capazes de alterar o seu humor.

Os níveis cerebrais de serotonina são diretamente dependentes da ingestão de alimentos, pois eles são fontes de aminoácidos e de carboidratos. A serotonina, por exemplo, é capaz de produzir a sensação de dor, além de ser sedativa, calmante e de induzir o sono. Por esse motivos, dietas pobres em carboidratos podem causar moleza, falta de energia e irritabilidade. Já a tirosina, produzida através da dopamina e da noradrenalina, transmite para o cérebro a sensação de energia e disposição, deixando o indivíduo mais alerta.

Por esses motivos, estudos mostram que a alimentação pode influenciar diretamente o humor de um paciente, provocando alterações verdadeiramente significativas. Confira, a seguir, a relação entre alguns alimentos relacionados ao seu humor:

Chocolate, banana, aveia e leite: fonte de triptofano, que estimula a produção de seretonina — responsável por bom humor e bem estar.

Continua após a publicidade

Oleaginosas: auxiliam na diminuição do estresse.

Pimenta: aumenta a produção de endorfina, responsável pela euforia e disposição.

Café: fonte de cafeína, estimula o sistema nervoso central e é capaz de induzir aumentos dos batimentos cardíacos e reduzir o sono.

Semente de abóbora e girassol: ricas em triptofano, podem melhor o humor para melhor.

Gema de ovo: fonte de colina que aumenta produção de acetilcolina, que melhora a disposição e a concentração.

Continua após a publicidade
Publicidade