Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

Procura por produtos orgânicos é o reflexo do interesse do consumidor em comer melhor e mais saudável

A procura por produtos de origem orgânica em mercados e feiras de todo o país é um reflexo do desejo do consumidor de comer melhor e de maneira mais saudável e sustentável. Existe atualmente uma grande preocupação quanto ao uso de agrotóxicos e de outros agentes químicos em alimentos em virtude de seus possíveis efeitos na […]

Por VEJA SP Atualizado em 26 fev 2017, 21h06 - Publicado em 28 ago 2014, 11h00

nutri_2

A procura por produtos de origem orgânica em mercados e feiras de todo o país é um reflexo do desejo do consumidor de comer melhor e de maneira mais saudável e sustentável.

Existe atualmente uma grande preocupação quanto ao uso de agrotóxicos e de outros agentes químicos em alimentos em virtude de seus possíveis efeitos na nossa saúde. Mas será que os produtos orgânicos são, de fato, muito melhores para o nosso organismo?

Estudos mostram que sim, já que os benefícios quantitativos (como teor de vitaminas e antioxidantes) são de fato maiores nesses produtos. A grande desvantagem, no entanto, é o custo e falta de fiscalização adequada sobre a real origem de alguns ingredientes rotulados como orgânicos.

Infelizmente, atualmente os produtores de alimentos buscam um aumento de produtividade e se esquecem da qualidade nutritiva do produtos comercializados — ou seja, eles querem produzir mais em menos tempo e, com isso, os alimentos tem menos espaço para acumular os micronutrientes essenciais.

Continua após a publicidade

Teoricamente, os produtores orgânicos preocupam-se mais com a qualidade dos alimentos — que envolve o cuidado com solo, o tempo de colheita e uso de produtos químicos. Eles não visam tanto a produtividade, mas sim a qualidade do produto.

Como nem sempre podemos arcar com o custo de compras 100% orgânicas,  segue uma listinha dos produtos que possuem maior quantidade de agrotóxicos e para esses vale muito investir na versão orgânica:

-> Abacaxi
-> Alface
-> Cenoura
-> Mamão
-> Morango
-> Pepino
-> Uva

Onde encontrar esses produtos: É possível encontrar produtos orgânicos em quase todos os supermercados, mas os que possuem maior variedade são:

Natural da Terra
Feira Orgânica da Água Branca
Feira Orgânica do Pacaembu

Continua após a publicidade

Publicidade