Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

Por que não devemos consumir alimentos com agrotóxicos?

Agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, remédios de planta, veneno… Esses são alguns dos nomes que estão relacionados a esse grupo de substâncias usadas no controle de pragas. Existem dois tipos de agrotóxicos, os sistêmicos e os de contato. Os sistêmicos são aqueles que, quando aplicados nas plantas, circulam através da seiva por todos os tecidos vegetais, […]

Por VEJA SP Atualizado em 26 fev 2017, 18h06 - Publicado em 6 abr 2015, 18h40

agrotoxicos-nutricao

Agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, remédios de planta, veneno… Esses são alguns dos nomes que estão relacionados a esse grupo de substâncias usadas no controle de pragas.

Existem dois tipos de agrotóxicos, os sistêmicos e os de contato. Os sistêmicos são aqueles que, quando aplicados nas plantas, circulam através da seiva por todos os tecidos vegetais, de forma a se distribuir uniformemente e ampliar o seu tempo de ação. Os de contato agem externamente no vegetal, tendo necessariamente que entrar em contato com o alvo biológico. E mesmo estes são também, em boa parte, absorvidos pela planta.

+ Qual a diferença entre os vegetais frescos e congelados?

Lavar os alimentos só em água corrente poderia remover parte dos resíduos de agrotóxicos presentes na superfície deles. Os sistêmicos e uma parte dos de contato, caso ainda não tenham sido degradados pelo próprio metabolismo do vegetal, permanecerão nos alimentos mesmo que esses sejam lavados. Neste caso, uma vez contaminados, estes agrotóxicos presentes nos vegetais poderão ser consumidos.

Continua após a publicidade

Quando o agrotóxico é ministrado dentro das quantidades adequadas não oferece risco à saúde. Entretanto, se essa quantidade for ultrapassada, poderá causar alguns sintomas, como dores de cabeça, alergias, urticária, doenças mentais, câncer e má formações.

Estudos mostram que a contaminação humana com os agrotóxicos pode ser considerada neurotóxica e compromete também a função endócrina. O indivíduo apresenta maior quantidade do hormônio estimulador da tireoide, apresentando quadro de hipotireoidismo.

+ Procura por produtos orgânicos é o reflexo do interesse do consumidor em alimentos mais saudáveis

Estudos epidemiológicos verificaram ainda um aumento de índices de câncer de mama em mulheres. Além disso, o uso abusivo de agrotóxicos tem trazido comprometimentos relativos à contaminação do ar, solo, água e dos seres vivos, determinando a extinção de espécies.

Existem programas para garantir esse controle e evitar que os alimentos ultrapassem as quantidades permitidas, mas os orgânicos são ainda uma melhor opção. Minha sugestão alimentos orgânicos, que, normalmente, são mais contaminados com agrotóxicos, como pimentão, morango e pepino. Já a alface, cenoura e tomate também tem índice contaminação inferior aos dos alimentos anteriormente citados.

Continua após a publicidade

Publicidade