Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

Opções de lanches práticos, rápidos e saudáveis para consumir entre as principais refeições do dia

Uma dieta equilibrada deve ser composta por 3 refeições principais e lanches intermediários, com distâncias de duas ou três horas das refeições principais. Obviamente que a composição destes lanchem pode variar muito dependendo dos objetivos e disponibilidade de cada um. No fim, muito pacientes deixam de fazer seus lanchinhos pois não conhecem opções legais e […]

Por VEJA SP 5 dez 2014, 15h52

mixed2

Uma dieta equilibrada deve ser composta por 3 refeições principais e lanches intermediários, com distâncias de duas ou três horas das refeições principais. Obviamente que a composição destes lanchem pode variar muito dependendo dos objetivos e disponibilidade de cada um. No fim, muito pacientes deixam de fazer seus lanchinhos pois não conhecem opções legais e práticas para consumir no dia a dia.

Para resolver este problema, resolvi selecionar algumas opções práticas e simples para serem feitas no seu dia a dia. E o melhor: todos eles são feitos com produtos que você encontra facilmente em qualquer mercado.

Queijo tipo Polenguinho Light: não precisa de refrigeração.

Baby Bell Light, Vaca que Ri Light: parecido com o Polenguinho, estes são práticos por conterem embalagens individuas, mas precisam de refrigeração constante.

Iogurtes magros gregos de diversas marcas (Vigor, Nestlé), iogurte danio (Danone): possui maior teor de proteínas, o que gera maior saciedade, mas não são indicados para diabéticos por conterem alto teor de açúcar em sua composição.

Edamame congelado: pode ser armazenado na geladeira e é melhor que petiscos salgados, que possuem alto teor de sódio e gordura total. E, para prepará-lo, basta jogar em água fervente por três minutos.

Bolinhas de muzzarela light: prático e saboroso.

Queijo Danúbio Light com geleia de frutas: sobremesa aerada e bacana, ótima para aquela vontade de doce.

Porção de Fruta Fresca: opção saudável e nutritiva, sem aditivos ou conservantes. Melhor optar pela fruta ao suco, já que a fruta in natura possui maior quantidade de fibras e vitaminas (em especial se cortada na hora). Para maior saciedade, acrescente 1 colher de chá de chia ou linhaça.

Frutas Secas: bananas, sem adição de açúcar, são uma boa opção. Ótima para matar a vontade de doce.

Barra de cereal: fique atento a tabela nutricional e evite as opções muito calóricas e com chocolate. Se certifique de que estas tenham, pelo menos, 1,5g de fibra por barrinha.

Bolacha integral (Nesfit, Marilã, Belvita): existem diversas no mercado, servidas em embalagens individuais.

Continua após a publicidade

Pacotinho de Cookies Integrais: Taeq, Quacker, Jasmine, Vitao, Mãe Terra, Línea, Native e Bauduco são ótimas opções.

Bolinho light ou orgânico/integral da Suavepan: todos em embalagens individuas e práticos para levar na bolsa.

Pacotinho de palitinhos de fibras Tickroc: embalagens individuais e super práticas.

Barras de Nuts (Agatal): você pode optar pelos modelos que existem no mercado, mas atenção — são todas bem calóricas e, portanto, você precisa estar de olho na balança. Consulte seu nutricionista para saber melhor como consumi-las.

Abaixo, você encontra opções que podem ser feitas em casa para evitar produtos industrializados.

Pasta proteica: faça uma pasta de atum ou frango desfiado, misturando queijo cremoso magro (como creme de ricota) e temperando com ervas (alecrim ou cheiro verde).

Omelete de claras: bata claras com tomate em cubos e orégano.

Panqueca de claras: bata as claras com canela e adoçante a gosto. Faça uma omelete fina e coma com geleia magra.

Espiga de milho cozida.

Milho para pipoca: estoure sem óleo.

Batata doce cortada em chips e assada (e não frita!)

Mix de Nuts: exitem prontos em linhas como Mãe Terra, mas você pode preparar o seu misturando noves, amêndoas, castanhas e cia.

Depois dessas dicas, fica difícil continuar usando a desculpa da falta de opção, não é? :)

Continua após a publicidade
Publicidade