Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

O poder dos alimentos anti-inflamatórios

Hoje já se sabe do poder anti-inflamatório de alguns alimentos. Mas como assim anti-inflamatórios? Esse alimentos são capazes de auxiliar no combate de infecções, lesões e até mesmo em inflamações crônicas, como artrite. Ajudam também no combate à celulite, que não deixa de ser uma inflamação. Além disso, eles podem fortalecer o nosso organismo, melhorando […]

Por VEJA SP Atualizado em 26 fev 2017, 18h15 - Publicado em 24 mar 2015, 18h26

alimentos-anti-inflamatorios-nutricao

Hoje já se sabe do poder anti-inflamatório de alguns alimentos. Mas como assim anti-inflamatórios? Esse alimentos são capazes de auxiliar no combate de infecções, lesões e até mesmo em inflamações crônicas, como artrite. Ajudam também no combate à celulite, que não deixa de ser uma inflamação. Além disso, eles podem fortalecer o nosso organismo, melhorando o sistema imunológico. Estudos mostram que comer alimentos errados também pode produzir inflamação no nosso corpo, com sintomas menos aparentes, mas que refletem no estado geral do indivíduo. Se você estiver em estado inflamatório, vai levar mais tempo para se recuperar de doenças, vai sofrer mais lesões, vai sentir mais cansaço. A obesidade, por exemplo, é um estado inflamatório!

+ Refrigerantes e sucos prontos têm alto teor de açúcar?

Alguns alimentos se encaixam no perfil anti-inflamatório. Entre eles podemos citar: fonte de ômega 3 como linhaça, castanha, nozes, nuts em geral e os peixes. Morango, tomate, amora, framboesa, cereja, kiwi, laranja, limão, frutas ricas em vitamina C, goiaba, goiaba, açaí, coco e o azeite se encaixam também nessa categoria. Também não podemos deixar dos mais estudados: gengibre,  alho, acelga, agrião, batata doce, batata yacon, brócolis, broto de feijão, cebola, cenoura, couve, couve-flor, cogumelo, espinafre, entre outros.

+ A importância do pós-treino na recuperação muscular

Já no outro extremo podemos citar alimentos que potencializam inflamações no nosso organismo e atrapalham o nosso metabolismo. São eles: carne vermelha (deve ser evitada em excesso, porque é rica em ácido araquidônico, uma gordura que desencadeia processos inflamatórios), comida processada, frituras, açúcar e doces, fast food, batata frita e refrigerante.

Cuidado com o que você come, os alimentos interferem diretamente na sua saúde!

Continua após a publicidade

Publicidade