Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Estresse engorda?

Todos nós passamos por momentos de stress com certa frequência. Essas situações geram uma descarga de adrenalina, que acelera a frequência cardíaca e faz com que a pressão suba. O cérebro fica em alerta máximo. Mas toda essa cadeia de reações pode gerar consequências ruins para nosso corpo quando o stress se torna uma rotina […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 19h35 - Publicado em 22 dez 2014, 04h00

Dieta-para-engordar-imagem-1

Todos nós passamos por momentos de stress com certa frequência. Essas situações geram uma descarga de adrenalina, que acelera a frequência cardíaca e faz com que a pressão suba. O cérebro fica em alerta máximo.

Mas toda essa cadeia de reações pode gerar consequências ruins para nosso corpo quando o stress se torna uma rotina constante. Viver tempo integral em alerta  gera ansiedade, que muitas vezes é descontada na alimentação, levando a uma ingestão acima do necessário e como consequência vem o ganho de peso. Outro ponto importante é que tanto o stress agudo como o crônico geram um aumento do hormonio chamado cortisol. A diferenca é que no agudo o cortisol sobe e rapidamente cai, já no crônico (constante) ele permanece alto continuamente o que pode dificultar a perda de peso e aumentar acúmulo de gordura abdominal. Além disso, existe uma tendência à maior perda de massa magra no stress em especial nos membros inferiores e superiores. Outra consequência do stress, é a inibição do hormônio chamado leptina responsável pela sensação de saciedade, logo o individuo estressado tende a sentir fome constantemente e na grande maiora das vezes por alimentos doces e com pouco valor nutritivo.

Resumindo, estresse engorda SIM! Considerando que a rotina moderna nos coloca constantemente em situações de stress é indispensável ter alguns momentos de prazer para desestressar. Reserve um momento no seu dia para fazer alguma coisa que te faça bem. Cuide de você, pense um pouco no seu bem estar e qualidade de vida!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.