Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

Entenda os benefícios de comprar alimentos de uma safra específica

Cada alimento precisa de certas condições para se desenvolve. Quando ele é colhido na época certa, tem maior qualidade nutricional, mais sabor e menos agrotóxicos — afinal, ele possuí todas as condições climáticas e de solo a seu favor. Atualmente,  com o desenvolvimento da agricultura e de suas técnicas, conseguimos obter os alimentos em quase […]

Por VEJA SP Atualizado em 26 fev 2017, 21h21 - Publicado em 28 jul 2014, 01h00

alimentos-arquivo1

Cada alimento precisa de certas condições para se desenvolve. Quando ele é colhido na época certa, tem maior qualidade nutricional, mais sabor e menos agrotóxicos — afinal, ele possuí todas as condições climáticas e de solo a seu favor.

Atualmente,  com o desenvolvimento da agricultura e de suas técnicas, conseguimos obter os alimentos em quase todas as estações — mesmo quando estão fora de época. Mas é importante alertar que esses alimentos, quando cultivados fora de época, apresentam menor qualidade, mesmo ostentando boa aparência. Um estudo feito no Japão mostra que alimentos colhidos fora de época já apresentaram deficiências de vitamina C e de caroteno. Outro agravante são os preços, que ficam mais elevados.

Para você se programar: no final e começo de ano é a época das frutas de maneira geral. Já no meio do ano as hortaliças ficam melhores, mais bonitas e mais baratas. Entre agosto e setembro, é vez das frutas pouco resistentes ao calor. Para saber qual a safra dos alimentos, vale consultar o site do CEAGESP. Lá, eles possuem as datas certas de todos os alimentos.

Fique de olho, pois escolher alimentos na safra é nutricionalmente e ecologicamente melhor!

Continua após a publicidade
Publicidade