Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Dietas pobres em carboidratos podem causar depressão

Muitos pacientes chegam ao consultório querendo cortar totalmente o carboidrato da dieta, acreditando que assim irão perder peso. No entanto, o carboidrato é importantíssimo na vida de qualquer indivíduo. Além de ser nossa principal fonte de energia, ainda ajuda o cérebro a produzir uma substância chamada serotonina. + Os mitos e verdades sobre os alimentos […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 18h10 - Publicado em 31 mar 2015, 19h03

depressao-carboidrato

Muitos pacientes chegam ao consultório querendo cortar totalmente o carboidrato da dieta, acreditando que assim irão perder peso. No entanto, o carboidrato é importantíssimo na vida de qualquer indivíduo. Além de ser nossa principal fonte de energia, ainda ajuda o cérebro a produzir uma substância chamada serotonina.

+ Os mitos e verdades sobre os alimentos sem glúten ou lactose

Ela é muito importante por estar relacionada ao controle das emoções, é o hormônio da felicidade e bem-estar. A sua falta pode causar alterações de humor, chegando até a depressão. Logo, a ausência de carboidratos na dieta pode levar a um quadro de depressão. A serotonina atua também no controle do apetite, sinalizando que o indivíduo já está satisfeito e impedindo que ele coma mais do que o necessário.

Aumentando os níveis de serotonina, a ingestão de carboidratos age como um tranquilizante natural. A ausência desse nutriente pode ser ainda pior para as mulheres, que já apresentam naturalmente menor quantidade de serotonina no cérebro que os homens.

Continua após a publicidade

+ Café da manhã ajuda na perda de peso

Além desse fator humoral importantíssimo, a ausência de carboidratos na dieta pode causar indisposição, irritação, cansaço e falta de energia para realizar as atividades diárias.

Alimente-se de forma adequada e equilibrada, procure orientação e faça uma distribuição estratégica dos nutrientes no seu dia a dia, para que assim você consiga atingir seus objetivos com saúde e disposição.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.