Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Dieta detox no pós-feriado

A primeira coisa que vem à cabeça no pós-feriado: fazer uma dieta pesada para tentar eliminar todo e qualquer excesso cometido! Mas isso realmente ajuda? Costumo dizer para meus pacientes que dietas restritivas, se usadas pontualmente, podem, sim, ajudar. Mas vejam bem o termo: “pontualmente” — quer dizer “de vez em quando” e não “de […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 22h10 - Publicado em 22 abr 2014, 15h31
(Foto: Latinstock)

Dietas restritivas: para usar pontualmente (Foto: Latinstock)

A primeira coisa que vem à cabeça no pós-feriado: fazer uma dieta pesada para tentar eliminar todo e qualquer excesso cometido! Mas isso realmente ajuda?

Costumo dizer para meus pacientes que dietas restritivas, se usadas pontualmente, podem, sim, ajudar. Mas vejam bem o termo: “pontualmente” — quer dizer “de vez em quando” e não “de vez em sempre”!

+ Energético + álcool: os riscos do abuso

Continua após a publicidade

Ao pensar em uma dieta restritiva, numa época em que o detox está na moda, com certeza essa parece ser a primeira opção. Mas você sabe o que realmente significa uma dieta detox?

+ As novidades do mercado de produtos e serviços naturais

Detox é uma dieta voltada à limpeza do organismo. Não serve para gerar perda de peso e pode, sim, ser uma ótima pedida pós-excessos alimentares, pois em geral esses excessos se referem a alimentos nada saudáveis, cheios de gorduras ruins, corantes e conservantes!

Continua após a publicidade

Como consequência, você reequilibra sua flora intestinal, melhora o funcionamento do intestino, aumenta a diurese — o que desincha e otimiza sua digestão.

+ Vai para o boteco? Saiba escolher bem os petiscos

Aqui vão algumas dicas para uma dieta detox:

Continua após a publicidade

♦ Exclua ao máximo os alimentos industrializados.

♦ Evite lácteos e derivados — já que por serem, em geral, extremamente processados, eles vêm carregados de corantes, acidulantes e estabilizantes que acabam com a digestão e aumentam a fermentação.

♦ O mesmo vale para os farináceos, como bolachas e biscoitos

Continua após a publicidade

♦ Comece seu dia com um suco verde de verdade — a base de verduras, legumes, sementes e incrementos como pimenta cayena, gengibre e hortelã

♦ Capriche no ché-verde — um excelente detoxificador hepático. Mas atenção, o ideal é prepara-lo em casa: para cada 500 mililitros de água quente, use uma colher colher de sopa cheia da erva.

♦ Use chá de hortelã após as refeições — de preferencia o caseiro, feito com a erva! (Siga a mesma proporção do chá-verde, mas tome algo em torno de 100 a 150 mililitros).

Continua após a publicidade

♦ Comece seu almoço ou jantar com uma prato  grande de salada com pelo menos três cores e adicione nele semente de girassol, linhaça ou chia.

♦ Prefira carnes brancas apenas, como peixes e frango grelhados, sem óleo, cozidos ou assados.

♦ Use cereais integrais e carboidratos de baixo índice glicêmico como quinua, arroz integral e batata doce, tanto no almoço como no jantar.

♦ Troque o pão do café da manhã por uma tapioca feita com amaranto e goma.

♦ Adicione, antes de dormir, um leite de amêndoas ou de macadâmia com canela ou, então, um creme de abacate com biomassa de banana verde.

♦ No lanche da manhã, faça um mix de frutas vermelhas e castanhas picadas.

♦ No lanche da tarde, uma boa opção é um fatia de bolo integral caseiro sem glúten ou lactose.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.