Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

Dicas preciosas para engordar com saúde

É consideravelmente maior a prevalência de pacientes que buscam perda de peso, mas também existem pacientes que precisam ganhar peso — e essa é uma tarefa ainda mais difícil do que a de emagrecer e quem quer engordar sabe muito bem do que eu estou falando. E não se engane: não é porque você é […]

Por VEJA SP Atualizado em 26 fev 2017, 19h39 - Publicado em 15 dez 2014, 10h00

dicas-para-ganhar-peso-com-saude-1

É consideravelmente maior a prevalência de pacientes que buscam perda de peso, mas também existem pacientes que precisam ganhar peso — e essa é uma tarefa ainda mais difícil do que a de emagrecer e quem quer engordar sabe muito bem do que eu estou falando. E não se engane: não é porque você é magro e tem muita dificuldade em ganhar peso que pode comer hambúrguer com batata frita, refrigerante e coxinha todos os dias. Seu colesterol vai aumentar e você poderá apresentar outros problemas de saúde, mesmo que continue esteticamente magro.

Abaixo, selecionei algumas dicas para ajudar quem tem dificuldade de engordar — pensando, primeiramente na saúde. Confira: 

Aumente o número de refeições: os lanches intermediários são importantíssimo e a atividade física não pode ser deixada de lado.

Consuma proteína animal magra: inclua sempre no almoço e no jantar um frango ou um peixe, nunca fritos; Acrescenta ainda uma porção de proteína vegetal, como feijão, ervilha, soja ou quinoa.

Adicione mel e aveia a frutas

Consuma alimentos integrais: eles são importantes em todas as refeições; Invista no consumo de carboidratos de boa qualidade, como batata doce, arroz integral e massa integral e evite preparações fritas.

Continua após a publicidade

Use oleaginosas: nozes, amêndoas e castanhas são bons petiscos entre uma refeição e outra.

Abacate: uma boa opção para um lanche, já que é composto por boa gordura e possui alto teor calórico.

Complementos nutricionais: apenas com a orientação de um profissional.

Adicione azeite as suas refeições

Capriche nos carboidratos: principalmente antes, durante e após o treino; Algumas boas opções são barras de cereais, frutas, mel, pães integrais, bolachas integrais, tapioca, batata doce, frutas e passas sem açúcar.

Beba bastante líquido para se manter hidratado

Busque a ajuda de um profissional: caprichar no pré-treino e entrar com suplemento proteico no pós-treino pode ajudar, mas isso varia de pessoa para pessoa — consulte um especialista!

Assim como para perder peso ter disciplina é indispensável, para ganhar também é. Você precisa fazer boas escolhas para que a distribuição corporal seja adequada. Uma dieta feita especialmente para você, baseada na sua rotina e nas suas preferências, certamente fará toda diferença.

Continua após a publicidade

Publicidade