Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

BCAA: O que é e quem pode usar?

BCAA é a abreviação de “brain chain aminoacids”, em português – aminoácidos de cadeia  ramificada. Ele é composto por valina leucina e isoleucina, aminoácidos classificados como essenciais — ou seja, que nosso corpo não é capaz de sintetizar e devem, portanto, ser obtidos através da alimentação. Entre as fontes alimentares que apresentam quantidades significativas das […]

Por Tatiane Rosset Atualizado em 26 fev 2017, 22h07 - Publicado em 29 abr 2014, 12h53

LV11872033

BCAA é a abreviação de “brain chain aminoacids”, em português – aminoácidos de cadeia  ramificada. Ele é composto por valina leucina e isoleucina, aminoácidos classificados como essenciais — ou seja, que nosso corpo não é capaz de sintetizar e devem, portanto, ser obtidos através da alimentação.

Entre as fontes alimentares que apresentam quantidades significativas das cadeias ramificadas do aminoácidos, podemos citas alimentos derivados de animais, como o leite, a carne, peixes e ovos, e também fontes vegetais, como feijão, nozes, entre outros. Abaixo, você encontra mais informações sobre o BCAA e como ele funciona:

Vantagens:

A vantagem do BCAA é que ele possuí uma característica diferencial dos demais aminoácidos: eles não são totalmente degradados pelo fígado e, portanto, vão diretamente para a corrente sanguínea quando ingeridos, tornando-se rapidamente disponível para os músculos e outros tecidos.

Benefícios:

Entre os principais benefícios dos aminoácidos esta a melhora da performance de atividades físicas. Ainda não se sabe ao certo como isso ocorre, mas o desempenho físico parece ter relação com a melhora do sistema imunológico, melhora da recuperação muscular entre outros.

Continua após a publicidade

Como usar:

O uso do BCAA deve ser feito antes e após a atividade física. Em casos de atividades de longa duração alimentos ricos nos aminoácidos devem ser usados durante o período, o que favorece melhora do desempenho de acordo com alguns estudos!

Dicas:

Na hora de comprar vale checar o rotulo, onde a proporção entre os aminoácidos deve ser de 2:1:1. Mas vale ressaltar que a dosagem/necessidade é algo individual — portanto, consulte um profissional capacitado para te orientar em sua dieta.

E para quem faz atividades físicas com frequência, uma dica prática: substitua cápsulas de nutrientes por uma porção de 15g a 30g de nuts, mix de nozes, amêndoas, castanhas, entre outros, antes e após seus exercícios.

Continua após a publicidade

Publicidade