Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar Por Blog

Algumas dicas para manter sua flora intestinal equilibrada

  Você sabia que temos no nosso organismo mais gens de bactérias do que gens humanos? Pois é! E é o nosso intestino que abriga a maior quantidade e diversidade de bactérias do nosso corpo. Elas são estudadas constante e, cada vez mais, fica evidente a ação delas na nossa saúde. A composição da flora intestinal […]

Por VEJA SP Atualizado em 26 fev 2017, 19h37 - Publicado em 17 dez 2014, 16h23

colite-500x250

 

Você sabia que temos no nosso organismo mais gens de bactérias do que gens humanos? Pois é! E é o nosso intestino que abriga a maior quantidade e diversidade de bactérias do nosso corpo. Elas são estudadas constante e, cada vez mais, fica evidente a ação delas na nossa saúde. A composição da flora intestinal varia de pessoa para pessoa, de acordo com alguns fatores (como uso de medicamentos, alimentação e as condições de higiene e contaminação ambiental).

O aleitamento materno também tem um papel importante na formação da nossa flora, uma vez que crianças que consomem o leite materno tem maior quantidade de bifidobactérias, que são boas, e menor quantidades de espécies patogênicas, que fortalecem o nosso sistema imunológico desde crianças. O mesmo ocorre quando o parto é normal, em especial se a mãe usou suplementação adequada durante a gestação. O resultado: as crianças tendem a ter menos cólicas e uma flora intestinal melhor do que os bebês que nascem através da cesariana.

Em adultos, as funções das bactérias intestinais são diversas. Classicamente, sabíamos que essa flora exercia efeito sobre o nosso sistema imunológico, ação antibacteriana e nutricional, aumentando a síntese da vitamina K. Atualmente, as pesquisas avançaram e algumas cepas de bactérias parecem ter relação com a prevenção de câncer, tratamento de diabetes, obesidade, dislipidemias, esteatose hepática, entre outras patologias.

Continua após a publicidade

Como podemos ver, um intestino saudável pode ajudar e muito. Abaixo, confira algumas dicas para manter sua flora intestinal equilibrada:

-> Consuma regularmente produtos ricos probióticos

-> Consuma menos gordura e maior quantidade de fibras

-> Reduza o consumo de açúcar

-> Após o uso de um antibiótico ou corticoide, faça suplementação de probióticos.

Continua após a publicidade
Publicidade