Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Saulo Yassuda
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha desde 2014. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Vizinhos reclamam de sujeira de bar famoso : “Rua virou bueiro”

Cão Véio, que tem entre seus sócios Henrique Fogaça, é acusado de descartar gordura numa via de Pinheiros

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 jul 2019, 12h10 - Publicado em 10 jul 2019, 16h14

O Cão Véio, em Pinheiros, tem sido acusado por vizinhos de cometer uma prática nada ecológica: descartar restos de gordura de cozinha na rua. O bar tem entre os sócios o chef Henrique Fogaça, conhecido por ser jurado do reality show MasterChef Brasil, exibido pela Band, e também o músico Badauí, vocalista da banda CPM 22.

Em vídeo, o jornalista Ricardo Iunes mostra o meio-fio da Rua João Moura, onde fica o bar, repleta de um material turvo e amarelado, que lembra gordura. Vizinho do bar, Iunes fez a denúncia em sua conta pessoal do Facebook e também no grupo de Facebook de VEJA SÃO PAULO.

Jogados pelo ralo ou na rua, óleos e gorduras impactam o meio-ambiente. Além de entupir canos e causar refluxo no sistema de esgoto, podem poluir a água

Vídeo mostra poça de gordura na rua (Reprodução/Facebook/Veja SP)

”Esse problema é recorrente, acontece há mais de um ano”, garantiu Iunes ao Notas Etílicas. “Quase a rua inteira reclama disso.” Segundo ele, os resíduos descem pela Rua Teodoro Sampaio e alcançam outros endereços. “Vai tudo até a Benedito Calixto”, queixa-se o jornalista, em referência à praça que fica a cerca de 300 metros do Cão Véio.

Continua após a publicidade

Junto do vídeo, ele escreveu: “Quase todos os dias o restaurante e bar Cão Véio despeja toda a sua gordura da cozinha no meio fio da Rua João Moura. Já mandei mensagem para o proprietário Henrique Fogaça e nada foi resolvido. A nossa rua virou um grande bueiro aberto depois da chegada do Cão Véio.”.

Assista ao vídeo:

“Não pode isso. Vou ver o que está acontecendo”, disse o sócio Fogaça de Amsterdã, onde está nesse momento, ao editor sênior Arnaldo Lorençato. Depois de conversar com a equipe do bar, o chef conta que a justificativa é um entupimento. “Já estão resolvendo”, acrescentou.

Continua após a publicidade

O gerente do bar, Marcel Akira, enviou para mim alguns comprovantes de coleta de óleo e de limpeza periódica da coifas. Segue a posição dele: “não temos o porquê descartar gordura na rua, temos contrato com empresa de recolhimento e reciclagem ambiental de óleo e gordura. Ainda estou tentando descobrir se houve algum incidente durante a limpeza da coifa ou caixa de gordura, mas classificar o fato como prática frequente é injusto é um tanto inconsequente.”

Quer mais dicas? Siga minhas novidades no Instagram @sauloy.

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha. É só clicar aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.