Um guia rápido de como harmonizar cerveja com queijo

Basta as temperaturas caírem um pouco para os convites de uma noite de queijos e vinhos começarem a brotar. (Ou, pelo menos, a ideia é essa.) Agora, e para uma sessão de queijos e cervejas, já te chamaram? Esse casório, embora comum em bares como Cateto, BrewDog Bar e Empório Sagarana, todos em São Paulo, […]

Harmonização de queijos e cervejas (Foto: Lucas Terribili)

Queijo e cerveja: boa parceria (Foto: Lucas Terribili)

Basta as temperaturas caírem um pouco para os convites de uma noite de queijos e vinhos começarem a brotar. (Ou, pelo menos, a ideia é essa.) Agora, e para uma sessão de queijos e cervejas, já te chamaram? Esse casório, embora comum em bares como Cateto, BrewDog Bar e Empório Sagarana, todos em São Paulo, não é tão “pop” assim.

A especialista em cerveja Kathia Zanatta (Foto: Divulgação)

Kathia Zanatta: especialista em cervejas (Foto: Divulgação)

“A cerveja harmoniza melhor e mais fácil com queijo. Tem muito vinho que acaba o matando e sobressaindo”, diz a mestre-cervejeira Kathia Zanatta, sócia do Instituto da Cerveja, em Moema. Na escola, ela vai dar na quarta (3) uma workshop sobre o tema ao lado do especialista Bruno Cabral, da loja Mestre Queijeiro, em Pinheiros. Os ingressos estão esgotados, mas a dupla promete novas turmas em breve.

O Mestre Queijeiro é uma mercearia dedicada ao produto (Foto: Fernando Moraes)

Mestre Queijeiro: mercearia dedicada ao produto (Foto: Fernando Moraes)

Para um aperitivo, pedi para Zanatta algumas dicas básicas sobre o assunto. Veja, abaixo, as cerveja que harmonizam bem com cada tipo de queijo.

■ Brie: geralmente, é provado com mel, geleia e frutas, certo? Por isso, a especialista indica o estilo belga kriek, fermentado com cereja, caso da Liefmans Cuvée Brut, que brinca com os sabores doce e ácido.

■ Cheddar: queijos maturados como esse e o minas curado geralmente se mostram mais picantes. Por isso, as cervejas mais amargas e lupuladas ajudam a equilibrar o paladar. É o caso da india pale ale da inglesa Fuller’s.

■ Emmental: produtos de maturação não muito longa (o gruyère também entra na lista) apresentam gosto mais adocicado. Um bom casório é feito com bebidas de sabor meio caramelado e notas amendoadas. A professora indica a inglesa Newcastle, uma brown ale, e a alemã Paulaner Salvator, uma doppelbock.

■ Gorgonzola: assim como os outros queijos azuis, vai bem com pedidas alcoólicas (para equilibrar a gordura) e adocicadas (para balancear o sal). É o caso da belga Chimay Blue, uma belgian dark strong ale.

■ Mussarela: suave e fresca, harmoniza com estilos leves, como os de trigo weizen (o da Eisenbahn é uma dica) e witbier (Estrella Damm Inedit, por exemplo). Ricota e a mussarela de búfala seguem o mesmo esquema.

■ Parmesão: tem sabor intenso, tal qual o grana padano, mais salgadinho. Prefira os estilos de notas mais tostadas, caso do stout (Guinness, por exemplo). As lupuladas também costumam ir bem.

SAULO YASSUDA (@sauloy)

+ Conheça o Recreo, o novo bar dos Jardins

+ 5 cervejas para tomar no inverno

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s