Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Saulo Yassuda
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha desde 2014. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Morre Luiz de Oliveira, garçom lendário do Bar Léo

O funcionário, que tinha 95 anos, trabalhou por 55 no endereço

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h16 - Publicado em 10 fev 2017, 15h28

Morreu na quinta-feira (9), às 17h35, o garçom Luiz de Oliveira, aos 95 anos. Ele deu expediente por 55 anos no Bar Léo, endereço do centro inaugurado em 1940.

Conhecido como Luizinho, era um dos garçons mais experientes da capital. Já serviu acepipes e chopes para personalidades como o presidente Jânio Quadros. Até sua morte, estima-se que tenha servido mais de meio milhão de canecas de chope.

Bar Léo
Bar Léo: um dos bares mais antigos de São Paulo (Mario Rodrigues)

A causa da morte, segundo a assessoria de imprensa do bar, foi falência nos rins. O garçom deixa duas irmãs, Luiza e Maria de Oliveira, além de dois sobrinhos.

Continua após a publicidade

O Bar Léo divulgou nota em que lamenta a morte do funcionário. “Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, dedicação, lealdade, competência e sensibilidade.” O endereço está fechado nesta sexta (10) e volta a funcionar no sábado (11), a partir das 10h.

Pouco mais de vinte anos atrás, o garçom pensou em se aposentar, mas voltou seis meses depois à labuta, como relatou a coluna Mistérios da Cidade. Os patrões oferecerem carona diária de ida e volta para casa, na Pompeia, nos dias da semana em que trabalhava.

Luizinho resistiu até à crise pela qual passou o estabelecimento em 2012, antes da mudança de gestão. O enterro acontece nesta sexta (10) no cemitério Quarta Parada, no Tatuapé.

Continua após a publicidade

Seu Luiz, que foi uma verdadeira lenda viva na cidade, vai fazer falta.

Tem algum bar legal para indicar? Comente abaixo ou mande uma mensagem (saulo.yassuda@abril.com.br). Siga as novidades do blog no Instagram (@sauloy).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.