Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Notas Etílicas Por Saulo Yassuda Dicas, novidades e observações do mundo dos bares e das bebidas

Um novo livro para quem leva degustação a sério

'Degustação de Vinhos: Rigor e Paixão' foi escrito pelo professor da ABS José Luiz Borges

Por Saulo Yassuda 8 Maio 2020, 06h00

Quem leva o ritual de provar um vinho (bem) a sério poderá curtir Degustação de Vinhos: Rigor e Paixão, lançamento da editora WMF Martins Fontes (preço sugerido: R$ 39,90, 136 páginas).

Escrito pelo médico José Luiz Borges, professor e diretor de degustação da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), o livro mergulha num processo que é muuuito diferente do ato de bebericar por diversão.

Borges trata de tópicos como o funcionamento dos nossos órgãos ligados aos sentidos, conta de quais elementos químicos surgem algumas características da bebida (cores, aromas, texturas) e faz uma reflexão sobre como julgar o vinho de maneira sistematizada.

O leitor fica sabendo, por exemplo, por que o beaujolais pode exalar perfume que lembra o da banana e qual é a razão de sentirmos aquela tal rugosidade na língua conferida pelos taninos.

Se você só queria beber, talvez ache que o autor está indo longe demais. Mas, se é curioso para descobrir os porquês e quer ir além do bê-á-bá, a publicação poderá ser um prato (ou copo) cheio.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Quer mais dicas? Siga minhas novidades no Instagram @sauloy.

Continua após a publicidade
Publicidade