Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Phantasmagoria, apresentada no Instagram, discute relações no isolamento

A diretora Eme Barbassa define o formato como 'webnovela', capitular e adaptada para a web

Por Alice Padilha
Atualizado em 22 jun 2020, 11h45 - Publicado em 19 jun 2020, 18h04

O início da quarentena foi turbulento para a atriz e dramaturga Eme Barbassa. Após todos os seus festivais e turnês serem cancelados, o primeiro instinto foi se recolher. “Havia uma exigência muito grande em cima da classe artística para que nós produzíssemos, mas eu não queria fazer nada. Fiquei muito mal”, conta. O recesso estendeu-se até que um amigo, o ator Davi Tostes, deu a ideia de investir em uma produção on-line. Após alguns debates sobre qual seria o melhor formato, nasceu Phantasmagoria – O Amor nos Tempos de Esgotamento, que a dupla define como ‘webnovela’. “Não é teatro, nem TV, nem cinema. É uma linguagem nova, capitular e pensada para a internet”, avalia a diretora.

A primeira cena, com cerca de quinze minutos, foi ao ar no dia 2 de maio e pegou os seguidores dos dois de surpresa. Sem aviso, eles iniciaram a live e encenaram um término de namoro por chamada de vídeo. Confusos, os seguidores encheram a caixa de comentários, perguntando se eles estavam bem. A partir daí, a história ganhou mais quatro capítulos – dois ainda para sair, nos dias 27 de junho e 4 de julho, às 21h.

A trama acompanha um casal sem nome, interpretado por Davi Tostes e Eme Barbassa. A maioria das lives é conduzida pelo rapaz, que após o término faz ligações para a mãe, a irmã, uma psicanalista e até uma camgirl. Ao longo dos episódios, com 10 minutos cada, o personagem revela comportamentos machistas que são questionados pelas mulheres em seu cotidiano.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Davi Tostes e Déo Patrício: irmãos conversam sobre as dificuldades de cuidar da mãe idosa (Andre Stefano/Divulgação)

Para Eme, um dos desafios do formato é lidar com a parte técnica em casa (iluminação, cenário e figurino), além de alguns problemas específicos do digital, como quedas de conexão e falhas na plataforma.

O título da produção faz referência a um modelo de teatro de horror popular na Europa no século XIX. A phantasmagoria usava jogos de luzes para projetar sombras de demônios, fantasmas e esqueletos, que assombravam os espectadores. Eme propõe que os equivalentes contemporâneos destes demônios seriam comportamentos preconceituosos de diversas ordens, como machismo e racismo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.