Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Musical com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello estreia nesta sexta (1º)

Conserto para Dois traz um casal, interpretado pela dupla, em perigo (no amor e no mar)

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 out 2021, 06h00

No palco do Teatro Procópio Ferreira, estreia nesta sexta (1º) a comédia musical Conserto para Dois, protagonizada pelo casal Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello. O texto, de Ana Toledo, narra o romance do escritor Angelo Rinaldi com a atriz Luna De Palma. De uma separação turbulenta, a história desemboca no perdão à beira da morte, durante uma viagem no cruzeiro Sinfonia dos Mares.

O conflito marital parece nascido dos relatos de casais se esfacelando durante a pandemia, mas não: foi escrito antes da crise sanitária. “É engraçado porque, quando levamos a peça no começo de 2020 para Lisboa, ficamos muito grudados e pensamos, quando voltamos, vai cada um fazer suas coisas para dar uma arejada”, relembra Jarbas, sem saber que o mundo entraria em estado de suspensão por causa do coronavírus.

Em cena em um palco de teatro, Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello dialogam. Ela com expressão de soberba e ele, está interpretando uma mulher com roupas femininas. Figurinos e cenário dos anos 1940.
Raia e Homem de Mello: entre oito personagens (Flavia Canavarro/Divulgação)

“De repente, o que aconteceu quando estávamos em Portugal foi uma preparação para o que viveríamos aqui, mas junto com meus filhos. Nunca tinha convivido tanto com a Sofia e com o Enzo. Isso, um ano antes de ela embarcar para Nova York, em 2021, para estudar”, acrescenta Claudia.

Continua após a publicidade

Há na peça ainda outros oito personagens, também interpretados pela dupla, que se reveza em uma espécie de maratona, com trocas de roupas em segundos. Também chama a atenção na montagem o vai e vem do tempo. Se o figurino e o cenário parecem beber da década de 40 de Hollywood e do art nouveau, as falas têm expressões das redes sociais — “amada”, “tô passada”, “cola em mim que é sucesso”, e por aí vai.

Em cena em um palco de teatro, Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello dialogam. Ele está em uma cama que está na vertical, debaixo do cobertor. Ela, vestida de um menino, segura um livro
Conserto para Dois: conflito marital em cena (Flavia Canavarro/Divulgação)

Há que falar igualmente de um momento de celebração da comunidade LGBTQI+, o que pode vir a surpreender algumas pessoas que pensariam que a atriz deixaria temas urgentes para trás depois de ver, em 2018, o projeto do qual estava à frente, no teatro do Complexo Aché Cultural, ser cancelado após ter postado um vídeo com a hashtag #elenão. Passado o episódio, que a deixou em uma situação desconfortável com os profissionais que havia levado para lá, Claudia deixa claro: “Quando houver necessidade, como cidadã, não como atriz, vou me posicionar”.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 6 de outubro de 2021, edição nº 2758

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.