Imagem Blog

Randômicas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Juliene Moretti
Tudo sobre música, clipes, entrevistas e novidades dos shows.
Continua após publicidade

Versos e fotos: Racionais ganha exposição no centro

Até o dia 11 de junho, o Red Bull Station faz uma mostra com mais de 3 000 imagens do grupo, desde o início da carreira

Por Juliene Moretti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 Maio 2017, 19h17

O grupo paulistano Racionais MC’s é tema de uma exposição que ocorre até o próximo dia 11 no espaço cultural Red Bull Station, na Praça da Bandeira, no centro. Por ali, 3 500 imagens, selecionadas pelos próprios integrantes, serão exibidas em formato impresso ou por meio de projeções digitais. Entre os registros estão alguns dos primeiros shows, ensaios e encontros da banda. Responsável por popularizar o rap na cena musical do país, o Racionais foi formado no início dos anos 80. Moradores do Capão Redondo, na Zona Sul, os primos Mano Brown e Ice Blue conheceram a dupla KL Jay e Edi Rock, ambos do Tucuruvi, na Zona Norte, após uma apresentação desses dois últimos no centro. O quarteto se reuniu então no Largo São Bento para discutir as diretrizes e escolher um nome para o projeto. Ganhou a homenagem ao trabalho Racional, de Tim Maia.

Os anos iniciais do grupo foram dedicados a shows na periferia da capital até que, em 1991, chamaram a atenção da imprensa após abrirem para a lendária banda americana Public Enemy. O estrelato, no entanto, demorou mais alguns anos para chegar. Em 1997, os quatro voltaram ao Largo São Bento para o ensaio fotográfico do lançamento do álbum Sobrevivendo ao Inferno, que lhes deu projeção nacional. O grande sucesso era a música Diário de um Detento, relato verídico de um ex-detento que sobreviveu ao massacre do Carandiru, em 1992. O clipe, um minidocumentário de oito minutos, foi filmado dentro do presídio tendo os próprios detentos como figurantes. O vídeo foi o primeiro do rap a ser transmitido maciçamente e em horário nobre na MTV e conquistou os prêmios de melhor do gênero e de escolha da audiência no Vídeo Music Brasil de 1998.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.