Imagem Blog

Luan Freires - Boombox Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Shows, curiosidades e notícias do mundo da música
Continua após publicidade

10 apresentações históricas do programa de David Letterman, que acaba hoje

Anunciada no ano passado, a aposentadoria do apresentador de TV norte-americano David Letterman se aproxima. O último programa será transmitido nesta quarta (20), encerrando uma trajetória de 33 anos que fez história na televisão dos Estados Unidos. + U2 solta prévia da nova turnê, que começa nesta semana; assista Foram inúmeras entrevistas inesquecíveis (lembra daquela com Joaquin Phoenix […]

Por Luan Freires
Atualizado em 26 fev 2017, 16h37 - Publicado em 15 Maio 2015, 20h17

david-letterman

Anunciada no ano passado, a aposentadoria do apresentador de TV norte-americano David Letterman se aproxima. O último programa será transmitido nesta quarta (20), encerrando uma trajetória de 33 anos que fez história na televisão dos Estados Unidos.

U2 solta prévia da nova turnê, que começa nesta semana; assista

Foram inúmeras entrevistas inesquecíveis (lembra daquela com Joaquin Phoenix em 2009?), é claro, mas outra parte importante do programa eram as apresentações musicais que encerravam as noites. Letterman recebeu como convidados desde bandas iniciantes, que mais tarde ganhariam o mundo, a figuras lendárias. Confira algumas das mais marcantes:

James Brown

Treze minutos de puro funk e groove. Em 1982, James Brown foi o convidado do programa, que ainda era transmitido pela NBC, e estabeleceu um patamar que nunca mais foi batido. Mais do que apenas a melhor exibição musical do show de David Letterman, essa é uma das melhores da história da TV. Apenas repare na facilidade com que ele ganha o público.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-ubM5ricQn8?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

Paul McCartney

Não tem jeito: por mais artistas que sigam se apresentando no Ed Sullivan Theater, onde o programa de Letterman passou a ser gravado em 1993, nenhuma vai ser mais marcante que a dos Beatles em 1964, quando o quarteto de Liverpool tomou de assalto a América. Em 2009, Paul McCartney voltou ao local e tocou Get Back em cima do letreiro do endereço.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=xFsuwuoMAvU?feature=oembed&w=500&h=375%5D

R.E.M.

A estreia televisiva do R.E.M. O ano era 1983, a banda havia acabado de lançar o disco de estreia, Murmur, e, bem, Michael Stipe ainda tinha bastante cabelo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Ykp0Vq77IBw?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Elvis Costello

Elvis Costello se apresentou tantas vezes no programa que seria possível fazer uma lista só com as melhores performances dele. Sério: no fim de abril, já em clima de despedida, ele tocou ali pela 27ª vez.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Q8iFO_BYrxs?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Pulp

Outra estreia. A primeira vez dos ingleses do Pulp na TV americana foi graças a Letterman. A música escolhida foi o hino do britpop Common People, do álbum Different Class (1995).

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ba-aE0Vww_M?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Future Islands

É um feito, numa era pós-internet, que uma banda consiga chamar a atenção com uma apresentação na TV. Foi o que fez o Future Islands no ano passado – graças à exibição nada ortodoxa do vocalista Samuel T. Herring.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1Ee4bfu_t3c?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

Beastie Boys

Não se trata da melhor música do trio, mas o registro dos Beastie Boys andando por Nova York enquanto interpretam Ch-Check it Out e encerrando a performance no estúdio é de encher os olhos.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lNVoQNNClmU?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Talking Heads

A banda “mais ousada de sua geração”. É como Letterman descreve o Talking Heads em 1983, na fase Stop Making Sense do grupo, quando lançaram um dos mais bem acabados e revolucionários filmes de rock já produzidos.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4WcnDBq9Ilc?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Gorillaz

Damon Albarn, a mente por trás do Gorillaz, não é lá muito frequente na TV americana. Mas para Letterman ele abriu uma exceção. Quase sem usar os desenhos que habitualmente representam os integrantes fictícios do grupo, Albarn ainda dividiu o palco com o trio de rap De La Soul.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=WIZW4SGVbhA?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Sammy Davis, Jr. 

Uma lenda entre as lendas. O cantor, dançarino, ator e músico interpretou a balada I Can’t Get Started, de Ira Gershwin e Vernon Duke, ao lado da banda residente, liderada por Paul Shaffer. O fato de Davis ter sucumbido ao câncer três anos depois da ocasião dá contornos ainda mais históricos ao episódio.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Ls33JN395OE?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.