Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Mariana Barros - Morar em SP Por Blog

Por dentro do 360º de Isay Weinfeld

A incorporadora Stan convidou este blog para conhecer em primeira mão os apartamentos do premiado 360º, projetado por Isay Weinfeld (leia  aqui as cinco perguntas respondidas por ele ao blog). O edifício venceu duas categorias do Prêmio Future Projects, da revista inglesa Architectural Review nas categorias residencial e a geral, desbancando 300 concorrentes. O prédio […]

Por admin Atualizado em 27 fev 2017, 10h36 - Publicado em 4 jun 2013, 14h09

Edifício 360º e a fachada de cubo mágico (Fotos Divulgação)

A incorporadora Stan convidou este blog para conhecer em primeira mão os apartamentos do premiado 360º, projetado por Isay Weinfeld (leia  aqui as cinco perguntas respondidas por ele ao blog). O edifício venceu duas categorias do Prêmio Future Projects, da revista inglesa Architectural Review nas categorias residencial e a geral, desbancando 300 concorrentes.

O prédio fica na Rua Camboriú, no Alto da Lapa, e pode ser facilmente reconhecido na paisagem. Primeiro porque está no topo de uma colina. Segundo, porque foi pensado de maneira que os apartamentos ofereçam uma vista de 360 graus de toda a região (daí o nome do edifício). Para isso, sua estrutura lembra a de um cubo mágico, como se os andares pudessem girar sobre um eixo central e se encaixar de formas diferentes. Em cada apartamento, a disposição de janelas e varandas é distinta, dando um aspecto muito vivo e dinâmico à fachada. Lá dentro, os espaços primam pela ventilação e luminosidade. A varanda é ampla e com boa profundidade, inspirando um uso como sala de estar aberta. Nada tem a ver com varanda gourmet: não há churrasqueira nem pia nem integração com a cozinha, itens presentes em vários lançamentos recentes, mas considerados fora dos anseios dos futuros moradores do edifício. As janelas da sala interna e dos quartos percorrem a largura de uma parede inteira e, embora não cheguem a alcançar o chão, compondo um modelo piso-teto, são bem mais amplas do que a maioria dos modelos disponíveis por aí.

Espelho d´água e vista para boa parte da Zona OesteVista da varanda para a sala de um dos apartamentos (Fotos Mariana Barros)

Sala ampla com janelas percorrendo uma parede inteira. Dá para ver o Pico do Jaraguá

Varanda sem o gourmet: não há churrasqueira, parece mais uma sala aberta

A vista que vem com o apartamento: parque Villa-Lobos ao fundo

Outra vista, agora da Lapa: cada unidade oferece enquadramentos diferentes da paisagem

Quando foi lançado, em 2008, o metro quadrado do 360º custava em média 5 500 reais. Agora, com as chaves entregues, o valor está na casa dos 11 500 reais por metro quadrado, bem acima da média do bairro, que fica em torno de 7 500 reais. Alguém conhece algum investimento no Brasil ou no mundo que tenha rendido tanto nos últimos cinco anos? O curioso é que, segundo a Stan, alguns dos compradores que adquiriram apartamentos justamente com o intuito de investir mudaram de ideia quando o viram pronto. É uma rara ocasião em que o projeto arquitetônico é tão atraente que acaba falando mais alto do que o objetivo inicial do lucro imediato. Três unidades, porém, continuam disponíveis para revenda, duas de 127 metros quadrados e uma de 200 metros quadrados.

São seis metragens diferentes: 127, 154, 170, 200, 250 e duas coberturas de 446 metros quadrados cada uma. Cada uma delas conta com duas ou quatro vagas de garagem. Toda essa gama de opções de plantas é interessante não apenas para dar o aspecto de cubo mágico, mas também para garantir um mix interessante no perfil dos moradores. As unidades de menor metragem não têm dependência de empregada. Em vez disso, há na área comum uma lavanderia para uso de todos os condôminos, com máquina de lavar e de secar e tábuas de passar. Ao lado da lavanderia foi criada uma working station com três computadores. Ou seja, enquanto você espera a máquina lavar sua roupa, pode conferir os emails ou fazer uma reunião de trabalho. Pertinho dali, um charmoso salão de festas com uma vista panorâmica e mobiliário maravilhoso inspira outros tipos de reunião. A cozinha é separada do salão apenas por uma bancada, sem paredes. Para quem gosta de cozinhar com amigos, é um prato cheio. A piscina tem forma de raia e fica ao lado da sauna. Há ainda sala de fitness, parquinho e brinquedoteca, que completam as ofertas de lazer e área comum.

Outra coisa interessante na paisagem do 360º o lindo espelho d´água que percorre todo o prédio. De alguns pontos, a água parece desembocar no horizonte, como se fosse um fundo infinito. Num quesito mais pé no chão, há ainda a sacada de não haver elevador de serviço. São apenas três deles. Na hora de tirar o lixo, por exemplo, um é separado para isso. No resto do tempo, todo mundo usa todos eles.

Continua após a publicidade

Até o momento, apenas um dos apartamentos está ocupado por moradores. Os demais seguem em reforma, embora tenham sido entregues com bons acabamentos, como piso de madeira e pastilhas nos banheiros. Nas áreas comuns, ainda há algumas pequenas melhorias em andamento. Em breve, os novos moradores poderão contar como é ver de dentro de casa o Pico do Jaraguá, o Parque Villa-Lobos e as paisagens dos bairros de Pinheiros, Lapa e arredores. Se por fora o 360º é impactante, por dentro é ainda mais.

 

Passarela amarela da entrada acima e brinquedoteca ao fundo

 

Piscina em forma de raia, tem ainda uma infantil ao lado

A passarela por outro ângulo

E pelo ângulo de quem entra a pé no edifício

Brinquedoteca

 

Espelho d´água que dá a volta no edifício e parece desaguar no horizonte

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade