Imagem Blog

Mariana Barros - Morar em SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Inspirações para o Pinheiros

O governo do estado está para anunciar a criação de uma ciclovia suspensa ligando o Parque Villa Lobos à USP. A integração prevê a construção de uma passarela que terá início no parque, atravessará o rio Pinheiros e chegará à Cidade Universitária. Também está prevista uma ligação com a atual ciclovia, na margem do rio, […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 11h45 - Publicado em 11 dez 2012, 18h30

O governo do estado está para anunciar a criação de uma ciclovia suspensa ligando o Parque Villa Lobos à USP. A integração prevê a construção de uma passarela que terá início no parque, atravessará o rio Pinheiros e chegará à Cidade Universitária. Também está prevista uma ligação com a atual ciclovia, na margem do rio, e a substituição do muro que separa a USP da via expressa por grades. Enquanto aguardamos os detalhes do projeto, segue aqui uma ideia bem mais ambiciosa e que, além de ciclovia, reúne piscina, velódromo, lanchonete e um cinema a céu aberto.

O projeto do arquiteto Marcello Monteiro foi concebido no ano passado, com a preocupação de ocupar a edificação da antiga estação Pinheiros da CPTM. Feita de alvenaria, ela está subutilizada desde 2010, quando a nova estação, integrada à linha 4 amarela do metrô, começou a operar. A antiga passarela que levava até a estação está desativada. Foi substituída por uma nova  passagem, um túnel de estrutura metálica.

As novas passagem e estação (com cobertura azul), ao lado das antigas, de alvenaria com cobertura cinza (Foto: Mariana Barros)

Para aproveitar os espaços obsoletos, Monteiro sugere fazer da velha passarela uma praça suspensa que seria o início de uma ampla ciclovia que cruzaria o rio até a USP. A velha passagem de pedestres ganharia bancos e, ao fundo, uma tela de cinema, para sessões ao ar livre. Essa tela é nada mais do que as costas de uma arquibancada voltada para o meio do rio, onde fica o velódromo, também suspenso. No nível do rio, uma piscina flutuante inspirada em iniciativas semelhantes existentes em Paris e em Berlim. Todo esse complexo estaria interligado por uma ciclovia, que cruzaria o rio, indo da praça suspensa, do lado da estação Pinheiros, até a USP. E, na parte de dentro da velha estação (portanto sob a arquibancada), haveria lanchonete, vestiários, pequenas cabines para acessar a internet, bicicletaria e salas administrativas. Haja inspiração!

Mapa localizando a intervenção

Continua após a publicidade

Perspectiva aérea do projeto, com a ciclovia cruzando o rio Pinheiros até a USP

A praça suspensa com a tela de cinema ao fundo: sessões ao ar livre

Perspectiva no nível da marginal: a antiga passarela da CPTM transformada em praça suspensa e o velódromo sobre o rio Pinheiros

Continua após a publicidade

Ciclovia dando acesso ao nível do chão, praça suspensa com a tela do cinema ao ar livre e pista do velódromo ao fundo

 

A criação do velódromo supriria a falta de um equipamento do gênero decente em São Paulo, já que o da USP está em péssimo estado. E a piscina seria mais uma opção de lazer a céu aberto em uma cidade que oferece poucas diversões ao ar livre. Ainda não se sabe o que o governo estadual está de fato disposto a tirar do papel para botar em prática, mas seria maravilhoso se o projeto pudesse ser tão inventivo quanto este, que, por enquanto, fica aqui como inspiração.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.