Imagem Blog

Mariana Barros - Morar em SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

A parte que falta ao Ibirapuera de Niemeyer

Pouca gente sabe, mas o projeto mais famoso de Oscar Niemeyer em São Paulo, o Parque do Ibirapuera, não foi totalmente concretizado. Na prancheta do arquiteto, morto ontem à noite, havia uma passagem interligando a ponta da marquise ao Auditório Ibirapuera. Seria uma espécie de anel, elevado a meio metro do chão, onde ficariam as […]

Por admin
Atualizado em 27 fev 2017, 11h46 - Publicado em 6 dez 2012, 10h58

Imagem do Google Maps da área da marquise e do auditório do Parque Ibirapuera (Imagem: Reprodução)

Pouca gente sabe, mas o projeto mais famoso de Oscar Niemeyer em São Paulo, o Parque do Ibirapuera, não foi totalmente concretizado. Na prancheta do arquiteto, morto ontem à noite, havia uma passagem interligando a ponta da marquise ao Auditório Ibirapuera. Seria uma espécie de anel, elevado a meio metro do chão, onde ficariam as bilheterias do auditório, cobertas por uma laje. Quem conta isso é o arquiteto Carlos Lemos, professor da USP, que trabalhou com Niemeyer no desenvolvimento do projeto do parque de 1952 a 1957. Lemos também dirigiu o escritório de Niemeyer na capital paulista, quando comandou a conclusão do edifício Copan, outro cartão-postal com que Niemeyer  presenteou a cidade.

Hoje, para tirar a ideia original do Ibirapuera do papel e torná-la realidade, seria preciso derrubar parte da ponta da marquise, para assim construir essa interligação. Como o local é tombado, a burocracia em torno de uma obra dessas dificilmente permitirá que os paulistanos conheçam o real traçado do local, um dos mais queridos da cidade. Bancos espalhados pela marquise, que fizessem dela não apenas passagem, mas um lugar de estar, também estavam previstos no plano inicial. A boa notícia é que a marquise passa um amplo restauro, o primeiro desde a sua construção e que deve ficar pronto na semana que vem.

A entrada do Auditório do Ibirapuera como é hoje, sem a ligação elevada com a marquise (Foto: Nelson Kon)

 

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:

+ Com projeto de Niemeyer, marquise reabre até dia 14

 + O roteiro das obras de Oscar Niemeyer em São Paulo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.