Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Tudo Sobre Cinema

Tom Hanks e indicada a Globo de Ouro protagonizam Relatos do Mundo

O itinerante Capitão Kidd encara um desafio inusitado ao conhecer Johanna

Por Helena Galante Atualizado em 18 fev 2021, 18h44 - Publicado em 19 fev 2021, 06h00

Um encontro improvável está no centro de Relatos do Mundo, longa disponível na Netflix, adaptado pelo inglês Paul Greengrass a partir do romance da americana Paulette Jiles.

Tom Hanks é Capitão Kidd, veterano da Guerra Civil (1861-1865) que viaja a cavalo lendo notícias em cidadelas do Texas que, de outra forma, jamais saberiam o que se passa em outras partes do país e do mundo. Sua mentalidade aberta é posta à prova quando encontra no meio da estrada Johanna (Helena Zengel, de 12 anos, indicada a melhor atriz coadjuvante no Globo de Ouro). Ela vive um luto duplo: não tem lembrança de sua família biológica porque foi raptada por índios kiowa, mas também não pode mais viver com sua tribo, morta pelos americanos. Capitão Kidd abraça a tarefa de levá-la até seus tios.

A barreira da linguagem é talvez a mais gritante, mas não a única. As diferenças de idade, de gênero e de costumes parecem ratificar a impossibilidade do relacionamento. As dores prévias e a cumplicidade que a hostil viagem impõe apontam no sentido contrário.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 24 de fevereiro de 2021, edição nº 2726

  • Continua após a publicidade
    Publicidade