Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Quatro documentários musicais para ver em casa

Anitta, Shawn Mendes, Taylor Swift e Lady Gaga estrelam produções audiovisuais sobre suas trajetórias e bastidores

Por Helena Galante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 jan 2021, 06h00

Ela é dona da parada

Anitta Made in Honório estreou no fim do ano passado na Netflix fazendo MUITO barulho. Logo no primeiro episódio, quando ela recorda o passado pobre e os sonhos do início de carreira (está lá até um vídeo amador no estilo “quando eu for famosa vocês vão usar isso”), Anitta conta que sofreu violência sexual quando tinha perto de 14 anos. É o momento mais vulnerável e íntimo da cantora Larissa de Macedo Machado, que revela, depois disso, ter assumido na sua persona de Anitta a mulher poderosa que ninguém poderia machucar.

Sem pudores diante das câmeras, deixa ser filmada em momentos de negociação de contratos (ela é sua própria empresária), cobranças cheias de palavrões com sua equipe e descontração em festinhas antes e depois de clipes. As raízes no bairro de Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, são exaltadas. No último episódio, as imagens do show gratuito lotado em Madureira, feito com a cantora à base de corticoides, em 2019, deixam claro por que ela é a dona da parada do pop e do funk.

Poster de Anitta Made in Honório
Anitta Made in Honório: estreia com repercussão (Divulgação/Divulgação)

O papel do ego

A primeira cena de Shawn Mendes — In Wonder é hipnotizante. Ele entra correndo para uma apresentação num estádio lotado. Antes de chegar perto do piano, relata o que sente: “Assim que você entra no palco, o ego invade. E ele diz ‘Não estrague tudo, pois você é o cara. Todos dizem isso’. Ao pegar o microfone, a primeira nota sempre desafina um pouco. Após uns trinta segundos, você pensa: ‘Sou só um cara e amo musica’”. Na Netflix, o documentário contempla a ainda brevíssima (mesmo que meteórica) carreira do cantor. A explicação de por que seu show em São Paulo foi cancelado em 2019 é ponto alto de emoção e atrai a atenção por aqui.

Vista de lado do cantor Shawn Mender
Shawn Mendes — In Wonder: artista teve show em São Paulo cancelado em 2019 (Divulgação/Divulgação)

Na vida da Taylor

Não importa o tamanho do sucesso: por trás dele, há sempre a possibilidade de insegurança. É o que Miss Americana (2020), dirigido por Lana Wilson, na Netflix, revela sobre a estrela pop Taylor Swift. A briga antiga com Kanye West — e toda a difícil lida com as opiniões públicas — está lá, mas surpreende mais sua sinceridade para falar sobre questões pessoais. Seu papo sobre distúrbios alimentares é urgente e pode ajudar a aplacar na audiência a perigosa pressão para seguir padrões irreais de magreza. Vale também acompanhar o caminho da resistência a abordar política até a sua militância.

Taylor Swift em um fundo preto
Miss Americana: filme sobre Taylor Swift (Netflix/Reprodução)

Entre o ontem e o hoje

De 2017, Gaga: Five Foot Two parece falar de um passado distante da cantora, antes da Gaga que, durante a pandemia, arrecadou 127 milhões de dólares em uma live promovida pela Organização Mundial da Saúde com a participação de Elton John, Paul McCartney, Stevie Wonder e Rolling Stones, ou ainda da Gaga que brilhou como atriz em Nasce Uma Estrela (2018). Mas permanece atual por escancarar a determinação da artista, que, mesmo diante da fragilidade e das dificuldades, como as impostas pela fibromialgia, nunca deixou de se ouvir. “Quando os produtores queriam que eu fosse sexy, eu sempre fazia algo absurdo para sentir que eu ainda estava no controle”, diz.

Capa abstrata do filme Gaga
Gaga: Five Foot Two (Divulgação/Divulgação)

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 03 de fevereiro de 2021, edição nº 2723

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.