Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Polanski: 14 filmes do diretor no Amazon Prime, NOW, Looke, Telecine…

Além da obra, há um documentário inédito com uma entrevista reveladora do polêmico realizador

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 jul 2020, 19h06 - Publicado em 22 jul 2020, 18h32

Meu garimpo nesta semana foi ir atrás da filmografia de Roman Polanski, o grande cineasta polonês, que faz 87 anos no dia 18 de agosto. No Amazon Prime Video, encontrei um ótimo documentário sobre a vida e a carreira do realizador, além de alguns de seus filmes – também em outros canais de streaming. Confira!

Roman Polanski — A Vida em Filmes > Em 2009, após ser detido no aeroporto e enviado a uma penitenciária na Suíça, Roman Polanski concedeu uma longa entrevista a Andrew Braunsberg, seu amigo desde a década de 60. O documentário, apenas na versão dublada, começa, justamente, abordando a prisão e o crime que o diretor cometeu (e assumiu a culpa) ao fazer sexo com uma menor, nos Estados Unidos, em 1977. E ele também não se incomoda de comentar o assunto abertamente. Mas o papo aqui vai além. Polanski relembra desde as tragédias na Polônia da II Guerra, onde perdeu a mãe, até o assassinato de sua mulher, a atriz Sharon Tate, em 1969. Fala de sua magnífica carreira, que teve início como ator e cujo ápice foi levar o Oscar de melhor direção, em 2003, por O Pianista (seu trabalho mais perfeito, segundo o próprio). Entre as curiosidades, ele renega o cult Repulsa ao Sexo (1965) e conta como o regime comunista recebeu mal seu longa-metragem de estreia, o premiado A Faca na Água. Tem no Amazon Prime Video e NOW/Claro Video. 

Os filmes

Deus da Carnificina > Jodie Foster, John C. Reilly, Christoph Waltz e Kate Winslet estrelam a adaptação que Polanski fez para a ácida (e ótima) peça da francesa Yasmina Reza. São dois casais que, entre quatro paredes, vão discutir uma briga entre seus filhos. O diretor, então, dispara uma provocação contra a hipocrisia dos politicamente corretos. Amazon Prime Video e Globoplay.

Continua após a publicidade

A Dança dos Vampiros > Polanski também foi ator nesta paródia de filmes de terror, que teve a presença de Sharon Tate. Foi durante as filmagens que eles deram início a um relacionamento que teve um trágico destino. Na trama, Polanski é um aprendiz de caçador de vampiros que, na Transilvânia, apaixona-se pela filha do dono de uma estalagem. Google Play.

Tess > A bela versão do romance de Thomas Hardy marcou o retorno de Polanski ao cinema após a repercussão do caso de estupro. E ele voltou com tudo: Tess concorreu a seis prêmios no Oscar 1981 e ganhou três: melhor fotografia, direção de arte e figurino. Nastassja Kinski é uma camponesa que leva uma vida turbulenta por causa de dois romances. Google Play e Apple TV+.

O Bebê de Rosemary >Um clássico do terror sobre uma jovem grávida que, ao mudar com o marido para um novo edifício, começa a perceber que tem algo de errado com os moradores. Amazon Prime Video

Continua após a publicidade

O Oficial e o Espião >Em 1894, Alfred Dreyfus (Louis Garrel), um judeu que era capitão do Exército, foi acusado de traição, condenado e levado para a prisão da Ilha do Diabo. Coronel antissemita, Georges Picquart (Jean Dujardin) foi, pouco a pouco, investigando o caso Dreyfus e percebendo que poderia se tratar de uma farsa. É o mais recente trabalho de Polanski. NOW, Looke e outras plataformas de aluguel. 

Lua de Fel > Em um de seus filmes mais controversos, Polanski narra a história de um casal inglês que, num cruzeiro, encontra um outro casal. É quando o novo amigo americano passa a rememorar a relação doentia que desenvolveu com sua esposa, interpretada pela francesa Emmanuelle Seigner, esposa do diretor. Amazon Prime Video (dublado).

O Último Portal >Filme complicado e confuso de Polanski, que foi mal recebido por público e crítica. Na trama, Dean Corso (Johnny Depp) envolve-se com um livro que, reza a lenda, teria o poder de abrir as portas para o mundo das sombras. Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

Baseado em Fatos Reais > Centrada na personagem Delphine Dayrieux (papel de Emmanuelle Seigner), a trama mostra como funciona o processo de criação dessa escritora de sucesso. Após lançar um livro e em crise artística, ela aproxima-se de uma colega de literatura, interpretada por Eva Green. Amazon Prime Video.

Chinatown > Polanski embarcou, com sucesso, no gênero noir neste policial de 1974. A trama se passa na Los Angeles de 1937 e enfoca a investigação de um detetive particular (Jack Nicholson) às voltas com a infidelidade conjugal do chefe do Departamento de Águas e Energia. Google Play e Telecine Streaming.

Macbeth > Na versão para o cinema da obra de Shakespeare, Macbeth (Jon Finch) é um guerreiro que,  ao retornar de uma batalha, encontra três espíritos que revelam que ele será o próximo rei. Manipulado por sua esposa, Lady Macbeth, ele terá um trágico destino. Google Play.

Oliver Twist > Polanski quis rememorar sua sofrida infância na Polônia da II Guerra adaptando para o cinema o livro de Charles Dickens. Oliver Twist (Barney Clark) é órfão e tem um trabalho escravo Inglaterra vitoriana. Ao fugir para Londres, é acolhido por um ladrão que o encaminha até Fagin (Ben Kingsley), um senhor que tem um grupo de pequenos marginais. Google Play.

O Inquilino > Num esplêndido exercício hitchcockiano, Roman Polanski rodou em Paris um suspense perturbador. O cineasta interpreta o protagonista, um imigrante polonês que aluga um apartamento e descobre que a antiga inquilina tentou o suicídio se jogando da janela. A partir daí, ele entra numa espiral de paranoias e pesadelos. Telecine Streaming.

Repulsa ao Sexo > No clássico de 1965 dirigido por Roman Polanski, Catherine Deneuve interpreta uma manicure que, travada sexualmente, embarca numa paranoia de terror em seu apartamento. Entre as cenas mais memoráveis está a das mãos que despontam da parede na intenção de agarrá-la.
Looke e Darkflix. 

Busca Frenética > Polanski contou com o astro Harrison Ford no elenco desse suspense sobre um cirurgião americano que, em Paris, tenta localizar sua esposa, que desapareceu misteriosamente do hotel. HBO GO.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote! 

Facebook: Miguel Barbieri Jr. 
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: miguel barbieri jr 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.