Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

Polanski: 14 filmes do diretor no Amazon Prime, NOW, Looke, Telecine…

Além da obra, há um documentário inédito com uma entrevista reveladora do polêmico realizador

Por Miguel Barbieri - Atualizado em 22 jul 2020, 19h06 - Publicado em 22 jul 2020, 18h32

Meu garimpo nesta semana foi ir atrás da filmografia de Roman Polanski, o grande cineasta polonês, que faz 87 anos no dia 18 de agosto. No Amazon Prime Video, encontrei um ótimo documentário sobre a vida e a carreira do realizador, além de alguns de seus filmes – também em outros canais de streaming. Confira!

Roman Polanski — A Vida em Filmes > Em 2009, após ser detido no aeroporto e enviado a uma penitenciária na Suíça, Roman Polanski concedeu uma longa entrevista a Andrew Braunsberg, seu amigo desde a década de 60. O documentário, apenas na versão dublada, começa, justamente, abordando a prisão e o crime que o diretor cometeu (e assumiu a culpa) ao fazer sexo com uma menor, nos Estados Unidos, em 1977. E ele também não se incomoda de comentar o assunto abertamente. Mas o papo aqui vai além. Polanski relembra desde as tragédias na Polônia da II Guerra, onde perdeu a mãe, até o assassinato de sua mulher, a atriz Sharon Tate, em 1969. Fala de sua magnífica carreira, que teve início como ator e cujo ápice foi levar o Oscar de melhor direção, em 2003, por O Pianista (seu trabalho mais perfeito, segundo o próprio). Entre as curiosidades, ele renega o cult Repulsa ao Sexo (1965) e conta como o regime comunista recebeu mal seu longa-metragem de estreia, o premiado A Faca na Água. Tem no Amazon Prime Video e NOW/Claro Video. 

Os filmes

Deus da Carnificina > Jodie Foster, John C. Reilly, Christoph Waltz e Kate Winslet estrelam a adaptação que Polanski fez para a ácida (e ótima) peça da francesa Yasmina Reza. São dois casais que, entre quatro paredes, vão discutir uma briga entre seus filhos. O diretor, então, dispara uma provocação contra a hipocrisia dos politicamente corretos. Amazon Prime Video e Globoplay.

Continua após a publicidade

A Dança dos Vampiros > Polanski também foi ator nesta paródia de filmes de terror, que teve a presença de Sharon Tate. Foi durante as filmagens que eles deram início a um relacionamento que teve um trágico destino. Na trama, Polanski é um aprendiz de caçador de vampiros que, na Transilvânia, apaixona-se pela filha do dono de uma estalagem. Google Play.

Tess > A bela versão do romance de Thomas Hardy marcou o retorno de Polanski ao cinema após a repercussão do caso de estupro. E ele voltou com tudo: Tess concorreu a seis prêmios no Oscar 1981 e ganhou três: melhor fotografia, direção de arte e figurino. Nastassja Kinski é uma camponesa que leva uma vida turbulenta por causa de dois romances. Google Play e Apple TV+.

O Bebê de Rosemary >Um clássico do terror sobre uma jovem grávida que, ao mudar com o marido para um novo edifício, começa a perceber que tem algo de errado com os moradores. Amazon Prime Video

O Oficial e o Espião >Em 1894, Alfred Dreyfus (Louis Garrel), um judeu que era capitão do Exército, foi acusado de traição, condenado e levado para a prisão da Ilha do Diabo. Coronel antissemita, Georges Picquart (Jean Dujardin) foi, pouco a pouco, investigando o caso Dreyfus e percebendo que poderia se tratar de uma farsa. É o mais recente trabalho de Polanski. NOW, Looke e outras plataformas de aluguel. 

Continua após a publicidade

Lua de Fel > Em um de seus filmes mais controversos, Polanski narra a história de um casal inglês que, num cruzeiro, encontra um outro casal. É quando o novo amigo americano passa a rememorar a relação doentia que desenvolveu com sua esposa, interpretada pela francesa Emmanuelle Seigner, esposa do diretor. Amazon Prime Video (dublado).

O Último Portal >Filme complicado e confuso de Polanski, que foi mal recebido por público e crítica. Na trama, Dean Corso (Johnny Depp) envolve-se com um livro que, reza a lenda, teria o poder de abrir as portas para o mundo das sombras. Amazon Prime Video.

Baseado em Fatos Reais > Centrada na personagem Delphine Dayrieux (papel de Emmanuelle Seigner), a trama mostra como funciona o processo de criação dessa escritora de sucesso. Após lançar um livro e em crise artística, ela aproxima-se de uma colega de literatura, interpretada por Eva Green. Amazon Prime Video.

Chinatown > Polanski embarcou, com sucesso, no gênero noir neste policial de 1974. A trama se passa na Los Angeles de 1937 e enfoca a investigação de um detetive particular (Jack Nicholson) às voltas com a infidelidade conjugal do chefe do Departamento de Águas e Energia. Google Play e Telecine Streaming.

Continua após a publicidade

Macbeth > Na versão para o cinema da obra de Shakespeare, Macbeth (Jon Finch) é um guerreiro que,  ao retornar de uma batalha, encontra três espíritos que revelam que ele será o próximo rei. Manipulado por sua esposa, Lady Macbeth, ele terá um trágico destino. Google Play.

Oliver Twist > Polanski quis rememorar sua sofrida infância na Polônia da II Guerra adaptando para o cinema o livro de Charles Dickens. Oliver Twist (Barney Clark) é órfão e tem um trabalho escravo Inglaterra vitoriana. Ao fugir para Londres, é acolhido por um ladrão que o encaminha até Fagin (Ben Kingsley), um senhor que tem um grupo de pequenos marginais. Google Play.

O Inquilino > Num esplêndido exercício hitchcockiano, Roman Polanski rodou em Paris um suspense perturbador. O cineasta interpreta o protagonista, um imigrante polonês que aluga um apartamento e descobre que a antiga inquilina tentou o suicídio se jogando da janela. A partir daí, ele entra numa espiral de paranoias e pesadelos. Telecine Streaming.

Repulsa ao Sexo > No clássico de 1965 dirigido por Roman Polanski, Catherine Deneuve interpreta uma manicure que, travada sexualmente, embarca numa paranoia de terror em seu apartamento. Entre as cenas mais memoráveis está a das mãos que despontam da parede na intenção de agarrá-la.
Looke e Darkflix. 

Busca Frenética > Polanski contou com o astro Harrison Ford no elenco desse suspense sobre um cirurgião americano que, em Paris, tenta localizar sua esposa, que desapareceu misteriosamente do hotel. HBO GO.

Continua após a publicidade

Quer me seguir nas redes sociais? Anote! 

Facebook: Miguel Barbieri Jr. 
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: miguel barbieri jr 

 

 

Publicidade