Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Tudo Sobre Cinema

Oscar: quem leva e quem merece os prêmios de atores e atrizes

É no próximo domingo que ocorre a premiação mais importante do cinema. A entrega do Oscar será transmitida ao vivo pela TNT e estarei aqui no blog fazendo comentários sobre os vencedores. Não deixe de me acompanhar a partir das 21h. + Veja a lista dos indicados em cartaz na cidade no nosso especial do […]

Por Miguel Barbieri Jr. Atualizado em 27 fev 2017, 11h24 - Publicado em 21 fev 2013, 21h32

É no próximo domingo que ocorre a premiação mais importante do cinema. A entrega do Oscar será transmitida ao vivo pela TNT e estarei aqui no blog fazendo comentários sobre os vencedores. Não deixe de me acompanhar a partir das 21h.

+ Veja a lista dos indicados em cartaz na cidade no nosso especial do Oscar

E por falar em vencedores, quero deixar registradas minhas preferências deste ano e também minhas apostas. Começo com as categorias de melhor ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante.

Entre os atores, não há sequer um resquício de dúvida. O Oscar vai para Daniel Day-Lewis, que faz um competente Lincoln, no filme homônimo de Steven Spielberg. O ator já foi duas vezes premiado pela Academia de Hollywood (por Meu Pé Esquerdo, em 1990, e por Sangue Negro, em 2008) e tudo indica que leva pela terceira vez a estatueta. Gostaria, porém, que tivesse uma surpresa e Joaquin Phoenix fosse o vencedor. Seu papel em O Mestre é igualmente difícil, mas tem mais alma e densidade do que o Lincoln de Day-Lewis. Os outros concorrentes são Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida), Denzel Washington (O Voo) e Hugh Jackman (Os Miseráveis).
Aposta: Daniel Day-Lewis.
Preferência: Joaquin Phoenix.

Daniel Day-Lewis deve ser premiado por seu papel em Lincoln

Continua após a publicidade

A francesa Emmanuelle Riva completa 86 anos no domingo e um Oscar seria um belíssimo presente de aniversário. É a minha preferida, não só por sua longa carreira como por sua atuação magnífica no drama Amor. Acredito, porém, que Jennifer Lawrence será a vencedora no Oscar de melhor atriz por seu papel em O Lado Bom da Vida. Aos 23 anos, Jennifer recebeu sua segunda indicação e já conquistou prêmios importantes, como o Globo de Ouro e o do sindicato dos atores. As outras concorrentes são Jessica Chastain (A Hora Mais Escura), Naomi Watts (O Impossível) e a menina Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora).
Aposta: Jennifer Lawrence
Preferência: Emmanuelle Riva

Jennifer Lawrence é a preferida para levar o Oscar de melhor atriz

Os dois mais fortes candidatos ao Oscar de ator coadjuvante já têm um Oscar de… ator coadjuvante: Tommy Lee Jones por O Fugitivo (1993) e Christoph Waltz por Bastardos Inglórios (2009). Entre os dois, prefiro, sem sombra de dúvida, Christoph Waltz. Seria uma forma de premiar, além de seu ótimo trabalho, o sensacional longa-metragem de Quentin Tarantino, Django Livre. Tommy Lee, porém, que faz um importante papel em Lincoln, ganhou o prêmio do sindicato dos atores. Os outros candidatos são Alan Arkin (Argo), Roberto De Niro (O Lado Bom da Vida) e Philip Seymour Hoffman, estupendo em O Mestre.
Aposta: Tommy Lee Jones
Preferência: Christoph Waltz

Tommy Lee Jones, em Lincoln, já levou o prêmio do sindicato dos atores

Não haverá surpresa no Oscar de atriz coadjuvante. Anne Hathaway deve levar a estatueta. Adoro seu trabalho em Os Miseráveis, embora seja quase uma participação especial de tão pequeno. As outras candidatas têm bons desempenhos, mas nenhum deles merecedor de um prêmio tão importante: Sally Field (Lincoln), Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida), Helen Hunt (As Sessões) e Amy Adams (O Mestre).
Aposta: Anne Hathaway
Preferência: Anne Hathaway

Anne Hathaway: a minha preferida e a mais cotada para o Oscar de atriz coadjuvante

Continua após a publicidade
Publicidade