Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

O drama dos refugiados na Alemanha sob a ótica do brasileiro Karim Aïnouz

Radicado em Berlim, o cineasta lança nas plataformas digitais o documentário Aeroporto Central e responde perguntas sobre o destino de seu personagem

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 Maio 2020, 14h49

Antes de filmar A Vida Invisível, representante do Brasil no Oscar 2020, o cearense Karim Aïnouz, radicado em Berlim, rodou Aeroporto Central, que chega diretamente às plataformas digitais sem passar pelos cinemas. Pode ser visto, por exemplo, no NOW e no Looke.

Durante um ano, entre as primaveras de 2016 e 2017 (e com as estações do ano muito bem definidas e captadas), Aïnouz mostra como a Alemanha recebeu e tratou refugiados vindos da Síria, Iraque e Ucrânia, instalados provisoriamente no Aeroporto de Tempelhof, construído na era nazista e desativado em 2008. O realizador não colhe depoimentos. É um observador que fica tão longe e tão perto de seus personagens, registrados em situações cotidianas. Aïnouz, contudo, se debruça sobre uma vida: a de Ibrahim Al Hussein, jovem sírio de 18 anos que deixou a família na esperança de um futuro melhor na Europa. Sua narrativa em off, relembrando o passado, e seu destino incerto, à espera aflitiva de um visto de permanência, dão a força para mover um retrato sobre pessoas isoladas, algo semelhante ao que vivemos hoje com a pandemia do novo coronavírus.

Entrevista com Karim Aïnouz

Com tantos refugiados, por que escolheu contar a história do Ibrahim? Seguimos oito personagens por um ano. Ibrahim foi o que mais quis contar sua história. Preferi me concentrar nele porque o imigrante árabe, jovem e solteiro é sempre visto como o vilão, que vem para pegar o emprego do europeu ou jogar uma bomba.

Continua após a publicidade

Vocês ainda mantêm contato? Sim, o Ibrahim virou um amigo querido. Ele conseguiu o visto de permanência e trabalha num complexo de cinemas aberto em Berlim em janeiro de 2018. Ele vendia ingressos e pipoca e agora é gerente. Meu filme, inclusive, estreou lá.

O aeroporto ainda é um centro de acolhimento de refugiados? O abrigo foi desmontado em 2018, e os hangares costumam ser alugados para eventos. Todas as pessoas que estavam lá foram morar em cidades.

Que nota você daria à Alemanha no recebimento desses imigrantes? Dou uma nota alta. Houve um esforço e uma troca, já que o país precisava de mão de obra jovem. Acho que, em parte, tem a ver com a culpa da II Guerra, assim como com a vontade da primeira-ministra Angela Merkel, filha de um pastor, de receber um número infinitamente maior de refugiados do que qualquer outro país da Europa.

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.