Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Massacre de jovens na Noruega é tema de filme contundente da Netflix

'22 de Julho' aborda a morte de 69 pessoas na ilha de Utøya

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 nov 2018, 16h03 - Publicado em 29 nov 2018, 15h59

Foi muito boa a estratégia da distribuidora Califórnia Filmes em lançar nos cinemas, nesta quinta (29), o longa-metragem Utøya — 22 de Julho. Para quem quiser ter uma experiência realista, recomendo que você vá ao cinema para ver como os jovens e adolescentes reagiram quando um atirador neonazista chegou à ilha de Utøya, na Noruega, para matá-los, em 22 de julho de 2011. O saldo foi estarrecedor com 69 mortos.

Para quem quiser ficar em casa e até para entender melhor o que se passou naquele fatídico dia, minha recomendação é assistir a 22 de Julho, na Netflix. Trata-se do novo filme do grande diretor inglês Paul Greengrass, que já havia assinado outro ótimo trabalho inspirado em caso real, Voo United 93.

Desta vez, com produção da própria Netflix, o realizador amplia o foco do filme Utøya, que está nos cinemas, dando um painel dos atentados cometidos por Anders Behring Breivik (interpretado por Anders Danielsen Lie). Além dos 69 mortos na ilha, onde estavam os irmãos Sveinn e Viljar (Thorbjørn Harr e Jonas Strand Gravli), o atirador fez mais oito vítimas numa explosão a bomba no centro de Oslo.

O roteiro, então, segue, em duas frentes. Enfoca a frieza do matador, um neonazista sem arrependimento, tendo de enfrentar o julgamento, e o doloroso processo de recuperação do jovem Viljar, atingido por balas por todo o corpo. Embora mais burocrático na narrativa do que o Utøya do cinema, 22 de Julho não é menos contundente em apresentar as sequelas físicas e emocionais que a tragédia deixou.

Quer me seguir nas redes sociais?

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.