Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Já ouviu falar da Mostra de Cinema Animal?

O Brasil tem muitos festivais e mostras de cinema. De memória, lembro-me de vários temáticos: Anima Mundi (animações), É Tudo Verdade (documentários), Curtas-Metragens, In-Edit (documentários musicais), Latino-Americano, Italiano, Francês… e os festivais do Rio, Mostra de Cinema de São Paulo, Tiradentes, Gramado, Brasília, Cine-PE (Recife), Ceará e… por aí vai. Por isso, qual não foi […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 23h27 - Publicado em 25 nov 2013, 17h00

O Brasil tem muitos festivais e mostras de cinema. De memória, lembro-me de vários temáticos: Anima Mundi (animações), É Tudo Verdade (documentários), Curtas-Metragens, In-Edit (documentários musicais), Latino-Americano, Italiano, Francês… e os festivais do Rio, Mostra de Cinema de São Paulo, Tiradentes, Gramado, Brasília, Cine-PE (Recife), Ceará e… por aí vai.

Por isso, qual não foi minha surpresa ao saber que, em Curitiba, existe uma Mostra Internacional de Cinema pelos Animais. Isso mesmo! É um ciclo de filmes voltados para mostrar o relacionamento entre os homens e os animais e também os maus-tratos que muitos bichos recebem.

Baleia jubarte2 (1)

A Baleia Jubarte: uma animação feita no Espirito Santo

A mostra dura apenas dois dias (30 de novembro e 1º de dezembro) e ocorre na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174). A entrada é grátis.

Estão programados onze curtas (a maioria brasileiros) e doze médias ou longas-metragens. Gostei do tema de alguns deles. Que tal A.L.F, do diretor francês Jérôme Lescure, que mostra a trajetória de um grupo de ativistas invadindo um laboratório para resgatar animais. Você já ouviu esta história antes e não faz muito tempo, certo?

Também são focos de tratamentos inadequados os elefantes em Um Pedido de Desculpas aos Elefantes, e os touros em Rodeio: de que Lado Você Está? Abaixo, você tem a relação completa dos títulos e uma sinopse.

Continua após a publicidade

A programação completa está no site www.mostraanimal.com.br

CURTAS:  

Luto (Curitiba, Brasil, 2012) Duração: 4’50 Diretora: Fiori Vonière Sinopse: Uma tentativa de se reconstruir após a perda de alguém muito importante

Êta, Bicho Homem… (Minas Gerais, Brasil, 2013) Duração: 1’07’’ Diretor: Marcelo Branco Sinopse: O progresso insustentável do ser humano sob o olhar de uma onça-pintada.

Onça-pintada reflete sobre o futuro da humanidade em Êta, Bicho Homem

Onça-pintada reflete sobre o futuro da humanidade em Êta, Bicho Homem

Libertemos: Não, Nem Peixe! (São Paulo, Brasil, 2013) Duração: 1’02’’ Diretor: Matheus Croco Sinopse: Imagine seu mundo sendo tirado de você. Já parou para refletir sobre a pesca esportiva?

Continua após a publicidade

A Baleia Jubarte (Espírito Santo, Brasil, 2013) Duração: 3’30’’ Diretor: Alexandre Augusto Campanel Sinopse: A animação conta a história de uma baleia jubarte que vivia feliz até o dia em que fica presa em um monte de lixo jogado no mar pelos seres humanos.

Nossa Mocinha: Um Diário para a Eternidade (São Paulo, Brasil, 2013) Duração: 3’12’’ Diretores: Julia Bobrow e Daniel Guth Sinopse: Mocinha é uma cachorra que ficou tetraplégica em decorrência de uma doença degenerativa.

Números (São Paulo, Brasil, 2013) Duração: 1’42’’ Diretores: Amanda Justiniano e Fernanda Ligabue Sinopse: Todos os dias milhares de animais morrem vítimas da exploração.

Você Tem escolha (São Paulo, Brasil, 2013) Duração: 1’10’’ Diretores: Amanda Justiniano e Fernanda Ligabue Sinopse: Imagens de matadouro no interior do Pará, onde animais aguardam seus destinos temendo a aproximação humana.

VOC_ TEM ESCOLHA_05

Você Tem Escolha: imagens de um matadouro no Pará

Continua após a publicidade

O Maître (Le Maître) (França, 2013) Duração: 2’18’’ Diretores: Gustavo Teixeira e Alejandro Tobón Sinopse: Em uma noite fria de Paris, um mendigo sai pelas ruas atrás de uma refeição.

O Cão (Rio Grande do Sul, Brasil, 2011) Duração: 9’39’’ Diretores: Abel Roland e Emiliano Cunha Sinopse: Um cão late. Um casal discute, uma família se desentende, irmãos ensaiam, amigos jogam futebol.

O Pé de Picanha – O Caipira (São Paulo, Brasil, 2013) Duração: 6’ Diretor: Ricardo Honóri Sinopse: O filme mostra a vida de um caipira da roça acostumado às tradições.

O Último Dia de Rocky (Rocky’s Last Day) (Canadá, 2013) Duração: 2’48’’ Diretora: Aud Fischer Sinopse: A pequena camundongo Pippi exibe uma incrível visão e carinho para com seu companheiro Rocky durante a doença dele.

MÉDIAS E LONGAS:

A.L.F. (França, 2012) Duração: 96’ Diretor: Jérôme Lescure Sinopse: Franck é membro de um grupo sem líder: a Frente de Libertação Animal.

Continua após a publicidade

Como Me Tornei um Elefante (How I Became an Elephant) (EUA, 2012) Duração: 82’ Diretor: Tim Gorski Sinopse: Quão longe você iria para salvar uma espécie? O filme segue uma garota de 14 anos da Califórnia em sua missão de salvar o maior mamífero terrestre do mundo.

Como Me Tornei um Elefante: longa-metragem dos Estados Unidos

Como Me Tornei um Elefante: longa-metragem dos Estados Unidos

O Resgate de Antuak (São Paulo, Brasil, 2011) Duração: 42’40’ Diretor: Matheus Croco Sinopse: Operação de resgate de mais um leão feito pelo santuário ecológico Rancho dos Gnomos.

Os Fantasmas na Nossa Máquina (The Ghosts in our Machine) (Canadá, 2013) Duração: 92’ Diretor: Liz Marshall Sinopse: Através do coração e lentes da aclamada fotógrafa de animais Jo-Anne McArthur, nos tornamos familiarizados com os animais retratados.

Manducare (Portugal, 2012) Duração: 30’ Diretor: Pedro Serra Sinopse: Quatro pessoas com estilos de vida diferentes, mas com um mesmo objetivo: o bem comum.

Continua após a publicidade

Companheiros de Ninguém (Companions to None) (EUA, 2007) Duração: 72’ Diretor: Bill Buchanan Sinopse: O filme lança um olhar sobre as consequências da superpopulação de milhares de cachorros e gatos abandonados.

O Partido Para os Animais (De Haass in the Marathon) (Holanda, 2012) Duração: 52’23’’ Sinopse: O documentário mostra a trajetória de dez anos de um partido holandês, pioneiro, na ciência, política e mídia.

Cerrado – Além da Névoa (Rio de Janeiro, Brasil, 2013) Duração: 25’ Diretor: Christian Spencer Sinopse: O filme leva o espectador a um dos mais belos e menos conhecidos ecossistemas do mundo.

O Reino Pacífico: Jornada Rumo ao Lar (Peaceable Kingdom: The Journey Home) (EUA, 2012) Duração: 78’ Diretor: Jenny Stein Sinopse: Cinco fazendeiros, uma oficial de proteção animal, um protetor e uma vaca chamada Snickers são o foco do documentário.

Rodeio: de Que lado Você Está? (São Paulo, Brasil, 2013) Duração: 15’ Diretor: Denise Tavares Sinopse: Especialistas da área veterinária e jurídica questionam as práticas nos rodeios sob vários aspectos.

A Testemunha (The Witness) (EUA, 2000) Duração: 43’44’’ Diretor: Jenny Stein Sinopse: Como um empreiteiro de construção de um bairro do Brooklyn tornou-se um apaixonado defensor dos animais?

Em A Testemunha, empreiteiro do Brooklyn vira defensor dos animais

Em A Testemunha, empreiteiro do Brooklyn vira defensor dos animais

Um Pedido de Desculpas aos Elefantes (EUA, 2013) Duração: 40´ Diretor: Amy Schatz Sinopse: O documentário mostra a dramática história de elefantes em cativeiro.

Gostou deste post? Então clique aqui para curtir a página do meu blog no Facebook e ter mais informações sobre cinema!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.