Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Miguel Por Miguel Barbieri Jr. Fique por dentro das melhores dicas de filmes e séries.

Cinco filmes que retratam epidemias (e um bônus da “vida real”)

Saiba onde assistir a longas que falam sobre o tema e também a um documentário a respeito da Covid-19

Por Saulo Yassuda - Atualizado em 26 Jun 2020, 01h51 - Publicado em 26 Jun 2020, 06h00

Separamos uma lista com filmes que têm como tema diferentes epidemias. Confira.

Contágio> Suor, visão distorcida, febre, convulsão… No mundo todo, uma fila de personagens apresenta sintomas semelhantes no filme de Steven Soderbergh, que tem elenco estrelar. Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow), uma americana que viaja a Hong Kong, é a primeira a morrer — e a epidemia se espalha pelo globo. Especialistas na área, como as doutoras interpretadas por Kate Winslet e Marion Cotillard, investigam as causas enquanto os Estados Unidos correm contra o tempo para produzir uma vacina. Quem desconfia da eficiência do governo é um blogueiro inglês (Jude Law). Ele acredita ter descoberto um remédio que pode impedir os avanços da pandemia. Apple TV+, HBO Go, Looke.

A Gripe: longa sul-coreano Divulgação/Divulgação

A Gripe > O sul-coreano Kim Sung-su dirige o longa a respeito de uma mutação do vírus da gripe H5N1, que ficou conhecida como gripe aviária. A nova doença mata em 36 horas e, por isso, toda uma cidade é posta em quarentena. A trama é centrada no bombeiro Kang Ji-goo (Jang Hyuk) e na médica Kim In-hae (Soo Ae), que tem uma fi- lha, Kim Mi-reu (Park Min-ha). Um pôster adultarado do filme circulou em março pelas redes sociais com o nome de Coronavírus, como se fosse uma premonição. Pura fake news. Netflix.

Extermínio: Cillian Murphy acorda em uma Londres deserta Divulgação/Divulgação

Extermínio > Os gêneros de terror e aventura se misturam na obra de Danny Boyle, de Trainspotting. Após sofrer um acidente e ficar 28 dias em coma, Jim (Cillian Murphy) encontra as ruas de Londres desertas. O motivo? Um vírus muito perigoso disseminado por macacos escapou de um laboratório e transformou seres humanos em assassinos. Jim se une a poucos sobreviventes e tenta encontrar uma saída. Em 2007, uma sequência do original de 2002 foi lançada, Extermínio 2. Apple TV+, Claro Video, Google Play e Telecine Play.

Continua após a publicidade
Guerra Mundial Z: Brad Pitt auxilia no combate à pandemia Divulgação/Divulgação

Guerra Mundial Z > Um vírus transforma as pessoas em mortos-vivos. Gerry Lane (Brad Pitt), ex-funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU), recebe um “convite” para ajudar a evitar que a pandemia se espalhe pelo globo. Ele deixa a família comercial de margarina nos EUA e parte mundo afora em sua missão, não sem momentos de tensão e reviravoltas. Direção de Marc Foster. AppleTV+, Claro Video e Netflix.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Com locações paulistas: Ensaio Sobre a Cegueira Divulgação/Divulgação

Ensaio sobre a Cegueira > Minhocão, Viaduto do Chá, Rua Oscar Freire e Vale do Anhangabaú serviram de locação para o filme de Fernando Meirelles (Dois Papas), baseado no best-seller de José Saramago, autor vencedor do Prêmio Nobel. Montevidéu e Guelph (Canadá) também foram cenários para representar uma cidade devastada por uma epidemia de cegueira branca. Em DVD.

Coronavírus: série especial Divulgação/Divulgação

NA VIDA REAL

Continua após a publicidade

Explicando… o Coronavírus é uma minissérie documental sobre o tema mais falado dos últimos meses. Produzida pela americana Vox Media, essa derivada de Explicando traz três episódios curtos (menos de trinta minutos) e independentes que giram em torno da Covid-19 — abordam a pandemia, a busca pela vacina e saúde mental. Pode ser que você já tenha ouvido falar da maior parte do conteúdo, sobretudo se acompanha as notícias diariamente. No entanto, assistir às informações organizadas ajuda a botar as ideias no lugar. Feita no olho no furacão, com algumas entrevistas gravadas antes mesmo da pandemia, a série tem quase estrutura de reportagem, narração em off — do ator J.K. Simmons —, artes animadas e depoimentos de especialistas e personagens. Tudo corretinho para deixar o público bem informado. Netflix.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Publicidade